Data de publicação: 29/07/2017

Visita de Joseph Pandian à França: nos passos de Emmanuel Bailly

Conselho Geral Internacional

Em abril, Joseph Pandian, Vice-Presidente Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, veio à França em sua primeira visita oficial desde que assumiu o cargo em setembro de 2016. Sua visita começou pelo Conselho Nacional da França, para conhecer Xavier de Carmantrand, Presidente da Comissão Internacional, e depois Michel Lanternier, Presidente Nacional, com quem teve conversas produtivas. Os dois oficiais franceses o acompanharam na visita a alguns locais Vicentinos icônicos, como os túmulos da Irmã Rosalie Rendu, Amélie Ozanam e Charles Ozanam no cemitério de Montparnasse.

Um dos pontos que fazem parte do plano estratégico do seu mandato, detalhado por Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral da SSVP, é reviver o legado histórico da Sociedade de São Vicente de Paulo e a vida e o trabalho de seus fundadores além de Ozanam, que já é tão conhecido. Então, em sua circular enviada em janeiro, o Presidente Geral declarou que 2017 seria o “Ano de Bailly”.

Aproveitando a ocasião, Joseph Pandian e outros vicentinos que representam a SSVP globalmente foram a Berteaucourt-lès-thennes, um vilarejo a 140 km a nordeste de Paris, para visitar o túmulo de um dos fundadores e primeiro Presidente Geral da SSVP, Emmanuel Joseph Bailly de Surcy, e prestar uma homenagem a ele. Eles colocaram flores em seu túmulo e rezaram pela sua alma e por todos os nossos irmãos e irmãs que faleceram.

O cemitério de Lès Thennes está localizado atrás da igreja de Saint-Vaast de Moreuil e o túmulo fica à direita depois de passar pela entrada do cemitério. Este é o túmulo da família dos sogros de Bailly: a família Vyrayet de Surcy. Vários membros da família estão enterrados ali além de Bailly. Na cruz de pedra estão gravadas as palavras “Spes Única” (referindo-se à própria cruz no túmulo, que significa: “a cruz, nossa única esperança”). Os nomes dos familiares enterrados estão gravados na superfície de pedra, alguns desgastados pelo tempo. Para decifrar as inscrições no túmulo, é necessário usar um pincel para limpar a superfície do túmulo. É possível identificar: “Emmanuel Joseph Bailly de Surcy”, e com mais dificuldade: “Primeiro (?) Presidente da Sociedade de São Vicente de Paulo”. O ano de nascimento não está legível, mas o de sua morte, 1861, está mais claro.

No dia 20 de julho de 1830, na mesma paróquia, com a idade de 36 anos, Emmanuel se casou com Marie-Apolline Sidonie Vyrayet de Surcy, de 25 anos. Seu sogro queria preservar o nome da família; por isso, Emmanuel adotou o sobrenome da esposa e ficou conhecido como Emmanuel Bailly de Surcy, em vez de Emmanuel Bailly Fauquenois, o sobrenome da sua mãe. Eles tiveram seis filhos: três meninos e três meninas. Dois de seus filhos se tornaram sacerdotes (Vincent de Paulo e Benjamin) e eram membros ativos da SSVP em Paris; Vincent de Paulo Bailly também foi o terceiro Superior Geral dos Padres Assuncionistas; atualmente sua beatificação está em processo de análise.

Emmanuel morreu em Paris, no dia 12 de abril de 1861, aos 67 anos, e foi inicialmente enterrado no cemitério de Montparnasse, mas posteriormente sua esposa quis transferir seus restos mortais para o túmulo da família em Berteaucourt-lès-thennes.

Além de ser um dos fundadores da SSVP e seu primeiro presidente, Bailly foi uma figura notável da comunidade católica na França no século XIX, e toda a Sociedade de São Vicente de Paulo deve conhecer sua vida e o trabalho humanitário deste admirável membro da SSVP.

Em sua visita a Paris, o Vice-Presidente Geral aproveitou para conhecer a rotina de trabalho da equipe no escritório internacional da SSVP, conversando com cada membro para entender seu cargo e suas tarefas. Ele também está envolvido na preparação da Assembleia Geral em junho, que este ano será realizada em Paris. Com a gerente administrativa Claire-Hélène de Parseval, visitou a sala de recepção preparada para os participantes e as salas de reuniões.

Após esta visita de 4 dias com agenda cheia, Joseph Pandian retornou à Índia para se preparar para a Assembleia de junho, que será sua primeira reunião anual como Vice-Presidente Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo.