Visita a Nova Delhi, Catmandu, Calcutá e Cingapura

Visita missionária a Nova Déli, Índia
O Presidente-geral esteve na capital indiana, Nova Déli, de 9 a 11 de janeiro. O Conselho Central de Nova Déli é formado por 5 Conselhos Particulares e 45 Conferências. A agenda das visitas foi organizada pelo presidente nacional, confrade Jude Mangalraj, com apoio do presidente local, confrade Stanislaus. O Presidente-geral reuniu-se com o arcebispo (Dom Anil Couto), visitou a Catedral Sagrado Coração, participou da reunião da diretoria do Conselho Central e palestrou para cerca de 60 vicentinos da região metropolitana. Houve ainda uma visita ao túmulo de Mahatma Gandhi.



Visita oficial a Catmandu, Nepal
A visita missionária do Presidente-geral a Catmandu, capital do Nepal, ocorreu entre 12 e 14 de janeiro. Essa foi a primeira visita de um Presidente-geral na história do país. A SSVP foi fundada em 2010, e atualmente conta com 15 Conferências, sendo três na capital e 12 no interior. O confrade Arnold D’Souza é o coordenador nacional da SSVP (ainda não existe Conselho Nacional). A agenda da visita previu um encontro vicentino na Paróquia Santo Inácio de Loiola (80 pessoas), audiência com o arcebispo Dom Paul Simick, reunião de trabalho com as lideranças nacionais e visita à Conferência Nossa Senhora da Assunção. Menos de 1% da população nepalesa é católica.



Visita institucional a Calcutá, Índia
A segunda etapa da viagem à Índia ocorreu em Calcutá, terra de Santa Madre Tereza, nos dias 15 e 16 de janeiro. A agenda em Calcutá, preparada pelo confrade Ashish Biswas (presidente do Conselho Central), contou com a celebração da santa missa na Paróquia Santo Antônio, pelo arcebispo Dom Thomas D’Souza; palestra para cerca de 100 vicentinos da região metropolitana de Calcutá; visita à sede da Congregação das Missionárias da Caridade, entidade fundada por Madre Tereza; e visita a um orfanato de 80 crianças portadoras de necessidades especiais. Houve ainda uma visita locais católicos da cidade, com destaque para a Catedral de São Paulo, a Paróquia do Santo Rosário e a Igreja de São Tomé. Calcutá possui 5 Conselhos Particulares e 30 Conferências.



Presidente-geral visita Cingapura
A visita do Presidente-geral ocorreu entre 17 e 20 de janeiro. A agenda de atividades foi preparada com muito carinho pela presidente nacional, consócia Lucy Cher. Alguns destaques: audiência com o cardeal Dom William Goh, visitas domiciliares, reunião no Conselho Nacional, palestra aberta aos vicentinos, visita a obras e projetos sociais, além de parceiros institucionais. O confrade Renato encontrou-se com o confrade Michael Thio, 15º Presidente-geral, e tiveram juntos bons momentos de convivência. A Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em Cingapura em 1883. Atualmente, conta com 30 Conferências, 5 Conselhos Particular, 800 membros e 3.000 assistidos.



Outras informações serão publicadas na edição nº 1/2023 da revista digital “Ozanam Network”.