Uruguai ganha Conselho Nacional da Família Vicentina

O evento online reuniu as lideranças vicentinas de todos os ramos uruguaios
No último dia 19 de junho, remotamente, foi realizada uma reunião com o objetivo de fundar o Conselho Nacional da Família Vicentina no Uruguai.
A reunião foi um grande sucesso, e reuniu as lideranças dos principais ramos da Família Vicentina pelo mundo, inclusive com convidados internacionais.
O evento foi aberto pelo padre Tomaz Mavric, Superior-geral da Congregação da Missão, que procedeu às orações iniciais e fez a saudação fraterna aos presentes. Logo depois, vários expoentes da Família Vicentina se revezaram em discursos motivacionais.
Também a SSVP fez presente, obviamente. A consócia Estrella Prendez, presidente nacional, proferiu um belo discurso contendo aspectos históricos das Conferências Vicentinas no Uruguai e apresentando as estatísticas e os desafios da ação vicentina nos dias de hoje.
O confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral, também foi convidado para a cerimônia. Ele disse que a criação do Conselho Nacional da Família Vicentina no Uruguai significa o “coroamento do trabalho vicentino” que já é prestado aos pobres há muito tempo. “O estabelecimento deste Conselho vai fortalecer a Família, ampliar a colaboração mútua, suscitar projetos comuns e melhorar nossa comunicação e formação. Só vejo vantagens nisso, pois, juntos, somos fortes, e assim podemos servir melhor aos necessitados”, comentou o Presidente Lima de Oliveira.
A SSVP também está atuando na diretoria do Conselho Nacional por meio da consócia Luísa na função de secretária e do confrade Carlos como tesoureiro. Fazem parte do Conselho, além da SSVP, os seguintes ramos: Congregação da Missão (CM), Filhas da Caridade (FC), Associação da Medalha Milagrosa (AMM), Missionários Leigos Vicentinos (Misevi) e Juventude Mariana Vicentina (JMV).
Com a fundação do Conselho Nacional em terras uruguaias, a partir de agora, o Escritório Central da Família Vicentina, sediado na cidade de Filadélfia (EUA), vai focar as energias no Caribe, onde é preciso fortalecer esse tipo de organização. A SSVP continua à disposição para auxiliar a Família Vicentina nesta próxima etapa caribenha.
Que São Vicente, Luísa de Marillac e Ozanam abram todos os caminhos para que a Família Vicentina cresça em quantidade e qualidade. Oremos!
Clique aqui para ler o discurso da consócia Estrella, em espanhol.