Data de publicação: 10/02/2021

Um testemunho amoroso de serviço, fé e caridade

Notícias do mundo

Após seis anos de mandato, o presidente da SSVP da Índia dirige umas palavras amorosas de despedida aos confrades e consócias de seu país   

Meus caros confrades e minhas caras consócias,

O dia 28 de fevereiro de 2015 foi uma data muito importante na minha vida vicentina. Foi nesse dia que assumi a responsabilidade da liderança servidora da Sociedade de São Vicente de Paulo na Índia. 

Meu mandato como Presidente Nacional termina em 27 de fevereiro de 2021. Olhando para os últimos seis anos, acredito que conseguimos manter a Sociedade no coração dos pobres da maneira que o bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam queria que ela estivesse. 

Trabalhamos como uma equipe como irmãos e irmãs para tornar a SSVP mais benéfica e útil aos necessitados.  Não houve um dia nestes seis anos em que eu não admirasse de ser um confrade vicentino. Eu amo ser vicentino e sempre gostei de sê-lo. Que bênção é poder dizer isso!

Vocês são a minha segunda família e me apoiaram na minha liderança serviçal. Meu mandato como Presidente Nacional foi muito desafiador e também muito gratificante. Tive o privilégio de fazer parte de uma equipe que conseguiu muito para a Sociedade de São Vicente de Paulo na Índia, tudo por causa da compreensão mútua e da confiança que desenvolvemos nestes anos, juntos. 

Fomos capazes de apoiar as vítimas de desastres naturais que atingiram nosso país nos últimos anos. Pudemos alcançar os pobres de várias maneiras em situações difíceis. Tudo isso foi possível devido ao apoio dedicado de todos os vicentinos do país.

Como eu sempre disse, um verdadeiro líder na SSVP é aquele que se considera apenas um servo dos outros. Todos nós somos líderes servidores em benefício dos pobres.

Devo agradecer a todos os membros do Conselho Nacional e da diretoria cujo apoio permitiu que o Conselho Nacional tomasse as decisões corretas nos momentos certos. Meus irmãos e irmãs presidentes de Conselhos Centrais foram a maior inspiração para mim. Vendo o funcionamento dos Conselhos Centrais, fiquei motivado a servir cada vez mais à Sociedade, já que todos nós somos membros de uma grande família.

Recebemos imenso apoio de nossos irmãos e irmãs da comunidade internacional, especialmente de nossas nações irmanadas (Ajuda Fraterna Internacional) como Inglaterra e País de Gales, Austrália, Holanda, Escócia, EUA, Canadá, etc. Eles estavam sempre dispostos a nos apoiar sempre que precisávamos. Sou grato a todos os meus irmãos e irmãs vicentinos em todas as nações irmanadas por seu apoio contínuo. Não posso esquecer a assistência que a Inglaterra e o País de Gales nos deram durante as fortes inundações em Kerala. 

Pela primeira vez na história da Sociedade na Índia, há quatro vicentinos atuando no Conselho Internacional em diversas posições de serviço. Sou muito grato ao Presidente Geral Internacional, confrade Renato Lima de Oliveira, pelo amor e preocupação que ele tem pelos Vicentinos na Índia. Quando calamidades naturais atingiram nosso país, o Conselho Internacional teve a gentileza de nos apoiar em grande parte junto com nossas nações irmanadas.

Também tivemos o privilégio de ter a Dom Stanislaues Kunnel como nosso Conselheiro Espiritual Nacional, que foi um entre nós e poderia nos conduzir a uma espiritualidade melhor através de sua orientação. 

Parabenizo o confrade Randolf Rodricks, que transformou a revista “Reachout” em uma publicação diferente das anteriores e por seu esforço e inovação fomos honrados pelo Presidente Geral que o publicou no site internacional.

 Acredito e rezo para que esta grande organização continue a crescer a serviço dos pobres e confio que cada um de nós seja feliz e realizado como membro. Continuem o bom trabalho. Que as bênçãos do Beato Antônio-Frederico Ozanam estejam com todos nós. Obrigado por tudo!        

Confrade Johnson Varghese 

Presidente Nacional – SSVP Índia 

VPTI Ásia 1