Um sonho tornando-se realidade

O Haiti é, discutivelmente, o país mais empobrecido do ocidente.
No final de fevereiro de 2020, eu visitei o último conselho nacional no Haiti antes da pandemia do Covid fechar o mundo. Fui humilde e calorosamente recebido pelos líderes da sociedade do Haiti e passei algum tempo visitando o convento da capital, e outros lugares que também trabalham com a sociedade de lá. Eu também participei de uma reunião da diretoria do conselho liderada pelo presidente Vital Hugues.

Na conclusão do encontro, o vicentino Charles Pelistin, presidente da sociedade da região nordeste do Haiti, me apresentou uma proposta para desenvolvermos uma fazenda de arroz, que iria principalmente produzir comida para os pobres, além de gerar alguma receita para o conselho. A proposta pedia a compra de cinco acres de terra, mais os materiais para este projeto, e pedia minha assistência em assegurar fundos para o empreendimento.
A comissão internacional de ajuda e desenvolvimento (CIAD) estava interessada em dar suporte à plantação de arroz. De fato, a CIAD providenciou uma série de perguntas detalhadas para os líderes do Haiti para se assegurar de que o dinheiro seria utilizado com sucesso. Cerca de 15 meses depois de termos submetido a proposta inicial a CIAD transferiu US $28.000 (vinte e oito mil dólares) para a conta bancária da sociedade do Haiti, destinada à compra de cinco acres de terra e outros custos iniciais para dar início à plantação.

Atualmente, nós estamos dialogando com os conselhos dos Estados Unidos e Canadá, na esperança de assegurarmos os custos de manutenção anual do período de alguns anos, até que a plantação se torne auto-sustentável.
Na República Dominicana, vizinha ao leste do Haiti, a sociedade tem operado uma plantação de arroz com sucesso durante muitos anos, por volta de 200,00 libras (90 718 Kg) de arroz são produzidos anualmente e a safra é dividida com suas cinco regiões, além disso, um pouco de arroz é vendido para arcar com os custos de manutenção anual
Em fevereiro de 2018, eu visitei o conselho da República Dominicana com o meu estimado predecessor, Ed Keene, e tive a oportunidade de visitar sua fazenda de arroz.
Com a mão do Senhor, a plantação de arroz do Haiti será igualmente bem sucedida.
Por Michael Nizankiewicz
ITVP, America 1