Data de publicação: 16/06/2023

Terceiro dia da Assembleia Geral em Roma

Conselho Geral Internacional

O terceiro dia foi inteiramente dedicado às apresentações institucionais da Diretoria Executiva, dos Vice-Presidentes Gerais Adjuntos e de suas equipes de trabalho.

A missa foi presidida pelo padre Giuseppe Guerra, CM, que também foi convidado a participar do evento para comentar a situação do processo de canonização de Antônio-Frederico Ozanam, que está progredindo favoravelmente.

Em seguida, houve a leitura espiritual do Pe. Andrés Motto, que se concentrou na fraternidade e na boa comunicação dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Durante a sessão da manhã do dia 15 de junho, os participantes da assembleia apreciaram os relatórios da Diretoria Internacional. 

O primeiro a falar foi o confrade Larry Tuomey, que apresentou a boa situação financeira do Conselho Geral Internacional e explicou os principais detalhes do orçamento para 2023.

Logo depois, a consócia Marie Françoise Salesiani-Payet apresentou seu relatório sobre a Secretaria Geral e descreveu todo o trabalho que é realizado ao longo do ano na nova sede internacional, localizada na Rue de la Glaciére, 65, Paris.

Ao final, o 16º Presidente-geral, o confrade Renato Lima, apresentou seu Relatório Moral, descrevendo os destaques de seu último ano no cargo.

Todos esses relatórios foram aprovados. Além deles, 13 outras resoluções estatutárias também foram lidas e aprovadas.

À tarde, foi a vez dos Vice-presidentes Gerais Adjuntos. Usaram da palavra o confrade Joseph Makwinja (1º Vice-Presidente Geral Adjunto) e sua equipe (composta pela Vice-Presidente de Formação, Marisa Tellez, e pelo Vice-Presidente Internacional da Juventude, Willian Alves). 

A respeito da formação, vale a pena mencionar o treinamento realizado em novembro de 2022 com a presença dos delegados territoriais. Na área da juventude, foram destaque a reunião de seus delegados internacionais que ocorreu em setembro de 2022 em Paris e a próxima Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no início de agosto de 2023 em Lisboa, Portugal.

O 2º Vice-Presidente geral adjunto, confrade Sebastián Gramajo, também trouxe as informações mais importantes sobre seu trabalho, juntamente com sua equipe, composta pelo Vice-presidente internacional de estrutura, confrade Maurice Yeung, e pelo Vice-presidente internacional de relações institucionais, confrade Antonio Gianfico.

Na seção de relações institucionais, podemos destacar a participação ativa da SSVP nos eventos da Família Vicentina e a excelente relação com a Santa Sé, o bom andamento do processo de canonização de Antônio-Frederico Ozanam e o bom trabalho com outras instituições próximas à SSVP, com as quais tentamos firmar acordos de colaboração. Com relação à estrutura internacional, devem ser destacadas as reuniões de monitoramento e coordenação dos Vice-presidentes Territoriais Internacionais e a coordenação necessária para unificar os critérios de ação e fortalecer ou desenvolver a presença da SSVP no mundo.

A 3ª Vice-presidência geral Internacional Adjunta, dirigida pelo confrade Juan Manuel Buergo, é composta pela Vice-presidência Internacional de Solidariedade e Projetos Especiais, coordenada pelo confrade Ralph Middlecamp, e na Vice-presidência Internacional de Governança e Assuntos Estratégicos, pela qual o confrade Alfons Ten Velde é responsável.

Na área de solidariedade, a Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD) e o Fundo Internacional de Solidariedade (FIS) estão realizando um grande trabalho. Nessa mesma linha, grandes avanços estão sendo feitos com relação ao Protocolo de Boa Governança dentro da SSVP na resolução de alguns conflitos internos que às vezes ocorrem dentro da SSVP (e que estão sendo resolvidos por meio da figura do Ouvidor-Geral).

Após essas apresentações, o Presidente-geral encerrou os três dias da Assembleia Geral, convidando os presentes para participarem, nos dois dias seguintes, do 1º Workshops para Presidentes Nacionais da SSVP, será realizado nos dias 16 e 17 de junho, em Roma.