Data de publicação: 31/03/2020

Tenhamos fé: Deus protegerá e fortalecerá todos os vicentinos durante a batalha contra o coronavírus

Conselho Geral Internacional

Na nossa caminhada espiritual como cristãos, batizados e vicentinos, já vivenciamos inúmeras tribulações e desafios, em todos os campos das nossas vidas: na família, na esfera profissional, nos estudos, na busca por um emprego, na área de saúde, entre outras tantas dimensões do ser humano. Também na Igreja e na Sociedade de São Vicente de Paulo, às vezes, experimentamos dissabores e reveses que nos deixam muito entristecidos e desiludidos em certas situações.

Nas últimas semanas, temos enfrentado a crise mundial do coronavírus, pandemia que está forçando o confinamento social e, obviamente, a proibição do contato pessoal, especialmente com os mais idosos. Vários eventos importantes, cursos e assembleias estão sendo adiados. As doações para as nossas Conferências, Conselhos e obras vicentinas estão sendo reduzidas. Todos nós temos que nos reinventar para poder manter a caridade vicentina em dia.

A ansiedade por não poder fazer a visita domiciliar – como fazíamos costumeiramente – está impactando psicologicamente muitos vicentinos em todos os países. A economia será impactada. Os pobres e os sem-teto serão os mais atingidos e ficarão mais vulneráveis. No entanto, como vicentinos, não estamos imunes a essa lamentável inevitabilidade. Não só os assistidos, assim como também os próprios vicentinos, serão afetados e poderão ficar empobrecidos.

Contudo, tenhamos fé. Certa vez, um vicentino mais experiente me consolou dizendo: “Há luzes e sombras em todos os lugares, e, na nossa Sociedade, celebramos as mesmas luzes e enfrentamos as mesmas sombras que em qualquer outra entidade”. Esse comentário me fez refletir sobre a resignação necessária ao lidar as dificuldades da nossa vida.

Se tivermos fé em Deus e plena confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo, venceremos as adversidades. As sombras se dissiparão, imediatamente. Iremos vencer o coronavírus! Tudo vai passar, tenhamos fé. Se você estiver passando por dificuldades financeiras, tenha fé, peça a Deus que lhe dê paciência para conseguir os recursos econômicos que lhe faltam. Se você estiver desempregado, tenha fé, pois Deus lhe mostrará várias oportunidades de recomeçar na vida laboral.

Se você estiver doente, tenha fé, pois Nossa Senhora não deixará que a dor invada o seu coração. Se você estiver com problemas no casamento ou na vida sentimental, tenha fé, pois Nosso Senhor quer a sua felicidade e vai ajudá-lo. Se você tem filhos envolvidos no mundo dos vícios e que andam com más companhias, tenha fé, pois Cristo é o caminho, a verdade e a vida plena, e Ele não permitirá que a juventude se perca no mundo.

Se há problemas na Igreja e na SSVP, tenha fé, pois esses episódios são secundários em comparação aos imensos benefícios provenientes da prática da caridade, que é o propósito que nos trouxe para o serviço aos pobres. Na minha vida como confrade vicentino, já vivi intensas emoções e também já presenciei momentos não tão favoráveis. Mas, em todos esses episódios, com muita oração e fé, conseguimos superar as adversidades.

Portanto, diante dessa realidade cruel, em tempos de guerra contra o coronavírus, eu afirmo com veemência: seja forte, seja fiel e não esmoreça. “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!” (Deuteronômio 31, 8). Mantenha-se firme no Senhor, pois Ele jamais nos esquecerá. Há muitas sombras que nos perseguem, mas elas se apagarão com as luzes do Divino Espírito Santo. Quando você menos esperar, as sombras darão lugar à luz. “E disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gênesis 1, 3).

Sigamos em oração por todos os confrades e consócias, pelos ramos da Família Vicentina e pelos pobres do mundo, além de redobrar os cuidados com a higiene e a saúde coletiva. Vamos vencer essa batalha, não tenho dúvidas!

16º Presidente Geral

Confrade Renato Lima de Oliveira