Talk Show com o Presidente-geral. Um olhar direto sobre o funcionamento do dia-a-dia do Conselho Geral Internacional.

No dia 5 de fevereiro tivemos o último Talk Show do Presidente-geral Renato Lima de Oliveira. Seu mandato está chegando ao fim e, de fato, muitas perguntas foram feitas por membros de todo o mundo sobre sua experiência e o equilíbrio destes anos, e outras sobre seu caminho futuro dentro da SSVP.
A este respeito, o Presidente-geral foi enfático, afirmando que os cargos de serviço devem ser ocupados à medida que chegam, que eles não devem ser procurados ou desejados, mas aceitos com alegria cristã, colocando-se nas mãos de Deus e na confiança depositada em você por seus companheiros.

Da mesma forma, Renato Lima disse que, assim que terminar seu mandato, vai escrever um livro com todas as suas experiências, pois acredita que é importante registrar o que significa assumir a responsabilidade da presidência geral da SSVP e assim ajudar, com seu testemunho e disponibilidade, aqueles que o substituírem.
Membros de todo o mundo também lhe fizeram perguntas sobre uma ampla gama de tópicos de grande interesse. Por exemplo, Renato Lima respondeu perguntas sobre a importância da formação e o compromisso do Conselho Geral em estruturar Temas de Formação Universal que nos ajudam a compreender o serviço e os valores que sustentam as Conferências em todo o mundo.
Ligados a isso, outros membros perguntaram sobre a iniciativa dos Anos Temáticos e do Concurso Literário Internacional para conhecer a figura dos fundadores da SSVP e pessoas relevantes na história de nossa amada instituição, ao que o Presidente-geral respondeu reafirmando a necessidade de conhecer as origens e os fundamentos sobre os quais nossa missão no mundo foi fundada, uma missão de caridade para com os mais pobres através da vida fraterna e do desenvolvimento da fé dos membros.
Em outra linha, nosso Presidente-geral também falou de nossas responsabilidades, assumindo que quando as Conferências diminuem em número ou atividades beneficentes cessam, temos que olhar, antes de tudo, para nós mesmos, e perguntar a nós mesmos se fomos zelosos e preocupados o suficiente para que isso não acontecesse, comentando que sempre pode haver desculpas para justificar um fracasso tão importante quanto o desaparecimento de uma Conferência, mas que a verdadeira causa deve ser procurada dentro de nós mesmos.
Houve também tempo para discutir a Carta Circular, que o Presidente-geral tem publicado em cada ano de seu mandato. Renato Lima a vê como um escrito íntimo e pessoal no qual ele oferece a cada consócia e confrade, através da leitura, todos os seus pensamentos, preocupações e aprendizagens. É um meio de comunicação direta com a base da sociedade da qual “nunca devemos nos dissociar”. Neste sentido, ele também falou da importância de estar presente nos diferentes territórios nos quais os vicentinos realizam seu trabalho, e de tocar a realidade que nossas Conferências vivem em todo o mundo.
Houve perguntas sobre a situação sociopolítica atual e a resposta da SSVP a vários dramas, em particular a guerra na Ucrânia e os fenômenos que desencadeiam a ajuda de emergência vicentina e o trabalho de médio e longo prazo das Conferências.

O Presidente-geral informou sobre o processo de canonização de Ozanam e o progresso feito nos últimos anos, bem como sobre a próxima Assembleia Geral em Roma em junho, que culminará com a eleição do próximo Presidente-geral.
Renato Lima disse adeus a todos os participantes do Talk Show, assegurando que não poupará esforços para cumprir sua missão até o último momento, para responder com seu serviço à confiança que foi depositada nele e pela qual ele será eternamente grato.
Você pode asistir novamente o Talk Show clicando aqui.