Data de publicação: 01/04/2022

SSVP participa de novo evento nas Nações Unidas

Entidades em comum

O foco da discussão foi sobre os impactos da condição de sem-teto para as mulheres

No último dia 21 de março, a SSVP participou de mais um evento paralelo (“side event”, como é chamado em inglês) no âmbito das Nações Unidas, para debater sobre o tema “Mudança Climática: múltiplos riscos para as mulheres e moças sem-teto”.  O evento aconteceu, também, em comemoração aos dois anos da publicação de uma resolução especial das Nações Unidas sobre a questão dos sem-teto.

A iniciativa partiu do “Grupo de Trabalho sobre os Sem-Teto”, criado pela Família Vicentina em 2017, e que vem realizando diversas atividades desde então, em parceria com a Comissão sobre o Status da Mulher (CSW66).

O Conselho Geral Internacional participou deste evento, em Nova Iorque (Estados Unidos da América), por meio das presenças do 16º Presidente-Geral, confrade Renato Lima (que se encontra em Nova Iorque a caminho de Boston para diversos compromissos vicentinos), acompanhado da consócia Pattie Hughes e do confrade Ed Keane, ambos membros da delegação do Conselho Geral perante as Nações Unidas.

A conversa foi muito interessante, pois reuniu especialistas de vários países e de diferentes entidades preocupadas com o impacto social que a mudança climática e a pobreza trazem a todos, especialmente às mulheres e moças. O evento foi moderado pela Irmã Jean Quinn que focou nas soluções que precisam ser buscadas para aliviar o sofrimento das mulheres neste cenário de falta de moradia impactada com os desastres naturais e os efeitos nefastos da mudança climática. 

Balakrishnan Rajagopal (Índia) apresentou um diagnóstico bastante realista sobre a problemática, indicando novas formas de abordagem do tema. Jennifer Bhuiyan (Universidade São João, Nova Iorque) concentrou sua apresentação na questão da saúde das mulheres. A doutora Minnie Oseji (Nigéria) trouxe uma série de ações concretas que se podem fazer para reduzir o impacto nocivo da mudança climática. 

A Irmã Aisha Kavalakattu (Irmãs de Caridade de Nazaré, Nepal) lembrou o drama dos refugiados e dos afetados pelos desastres naturais. Dana Marlowe (ONG “I Support the Girls”) apresentou medidas que vêm sendo tomadas para dar mais dignidade e suporte médico às meninas e moças. Por fim, Leilani Farha (ONG “Canada contra a pobreza”) apelou para que os governos se envolvam definitivamente nesta temática com mais empenho.

Ao final dos trabalhos, houve espaço para perguntas e respostas. Além da SSVP, a Família Vicentina estava presente por meio de outros ramos. Também compareceram ao debate várias outras entidades católicas engajadas na causa das mulheres. Todas essas ações estão conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente os tópicos nº 1, 2, 5 e 10. 

“Sempre que convidado, o Conselho Geral Internacional dará sua contribuição ao tema, pois existem muitas formas de pobreza, e os vicentinos precisam estar preparados para enfrentá-las e vencê-las, junto com os pobres. Esse assunto é urgente e prioritário, pois boa parte da humanidade sofre bastante com os desastres naturais que geram migrações e refugiados”, enfatizou nosso 16º Presidente-geral Internacional, confrade Renato Lima de Oliveira.