SSVP do Suriname supera os desafíos do serviço aos mais pobres

Enfrentando as dificuldades da pandemia, Conferencia de Paramaribo consolida a presença vicentina no país.
No Suriname, uma jovem nação situado ao norte do continente sul-americano, a SSVP consolida a sua presença através do trabalho da única conferencia existente no país. A Conferência Santa Rosa de Lima, fundada em 2015 em Paramaribo, capital do país, conta atualmente com 10 membros ativos.
A pandemia COVID19 também impactou o país trazendo muitas dificuldades para o trabalho vicentino. Mesmo assim, a conferência segue realizando seus trabalhos de caridade. No segundo semestre de 2020 alguns projetos foram desenvolvidos com recursos próprios e doações.
Em outubro de 2020 a conferência ajudou várias famílias com a entrega de kits de material escolar para suas crianças. Com a dificuldade de realizar atividades de captação de recursos devido à pandemia, o planejamento inicial era atender apenas 8 crianças das famílias visitadas regularmente pela conferência. Porém os membros do grupo decidiram buscar mais doações para ampliar o projeto e ao final conseguiram a doação de 15 kits de material escolar, doados pela empresa Digicel, do setor de telecomunicações. Dessa forma, mais famílias puderam ser atendidas neste projeto.
A conferência vicentina de Paramaribo também apoia outras organizações e ações de caridade. Em agosto de 2020, por exemplo, os membros da conferência ajudaram a Diocese de Paramaribo na distribuição de pacotes de alimentos para famílias carentes.
Em dezembro de 2020 a conferência esteve envolvida com muitas atividades de serviço às pessoas necessitadas. Mais uma vez o grupo realizou a entrega de pacotes de alimentos às famílias assistidas pela SSVP. Também apoiou a campanha de Natal de outra organização, entregando presentes de Natal para crianças que vivem em lares infantis, muitos deles órfãos. Esta organização realiza essa campanha de presentes para crianças no Natal há vários anos e são as próprias crianças que indicam o presente que desejam receber. Qualquer pessoa pode se inscrever e presentear uma ou mais crianças. Esse também foi o caso da conferência, que decidiu participar dessa campanha todos os anos a partir de agora.
A consocia Dolores Moestar, presidente da Conferencia de Paramaribo, informou que o próximo projeto da conferência é cozinhar para as pessoas sem teto no final do mês de janeiro de 2021. “Estas pessoas estão passando por un momento difícil, porque a Fundação Surinamesa para as pessoas sem teto está fechada. São pessoas necessitadas que não podem ser esquecidas. Mesmo com todas as dificuldades do momento, estamos motivados e contamos com o apoio dos doadores para seguir testemunhando a presença vicentina no Suriname”, disse.