Data de publicação: 30/12/2022

Síntese das atividades do Conselho Geral em 2022

Conselho Geral Internacional

Muitos eventos importantes e viagens missionárias aconteceram neste ano

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela humanidade, como a crise na Ucrânia e os desdobramentos socioeconômicos da pandemia, o Conselho Geral Internacional considera que o ano de 2022 foi bastante positivo para a Sociedade de São Vicente de Paulo. 

No início do ano, houve o lançamento da Carta-Circular do Presidente-geral (31 de janeiro) e do Ano Temático Internacional sobre Auguste Le Taillandier (8 de fevereiro). Neste ano, celebramos os 25 anos da beatificação de Antônio-Frederico Ozanam, com a realização de uma novena (setembro). Em dezembro, o Papa Francisco beatificou a nossa consócia Isabel Cristina Campos, do Brasil (virgem e mártir). 

O Presidente-geral visitou 14 países: Estados Unidos, Brasil, Escócia, Espanha, França, Itália, São Tomé e Príncipe, Quênia, Angola, Portugal, Panamá, Áustria, Eslováquia e Hungria. Além dessas viagens, podemos destacar o encontro do Presidente-geral com alguns membros da SSVP da Ucrânia, ocorrido em solo húngaro.

Sobre os sete fundadores, realizou-se a visita ao túmulo de Jules Devaux (na cidade de Colombières, França) e concluiu-se o concurso que escolheu a letra da canção “Os Sete Fundadores” em italiano, francês e inglês. Nosso assessor espiritual, padre Andrés Motto (CM), proferiu um curso de formação sobre as virtudes vicentinas na Bolívia e no Peru. Realizou-se o terceiro webinar “Pandemia, Pobreza e Futuro” (maio). O padre Motto lançou dois livros sobre o carisma e a história vicentina, e o padre Ozanam (assessor espiritual adjunto) publicou outro livro sobre a importância da oração.

Na área de eventos, podemos destacar: Plenária Anual do Conselho Geral, realizada em Paris (junho); Assembleia “Toda África”, no Quênia (julho), com a presença de 41 representantes nacionais; missão especial do Projeto SSVP Plus em quatro países da Escandinávia (agosto); Encontro dos Delegados Territoriais de Juventude, em Paris (setembro); e Encontro dos Delegados Territoriais de Formação, em Madri (novembro).

Além disso, a diretoria internacional se reuniu cinco vezes, e os Vice-presidentes Territoriais Internacionais (VPTIs) estiveram juntos em três ocasiões. Na plenária de Paris, foi aberto o processo eleitoral para a escolha do novo Presidente-geral, cuja comissão é presidida pelo Vice-presidente Geral, Joseph Pandian.

Foi concedida a Medalha “Caridade na Esperança” à ONG “Fraternidade sem Fronteiras”, bem como assinado com a mesma entidade um acordo de cooperação com a SSVP nos países em que as duas instituições estão presentes. Foi iniciada uma parceria com a “Ordem de Malta da França” para beneficiar os países vicentinos francófonos. Foram iniciadas as tratativas com a União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC), do Vaticano, para futura assinatura de acordo de trabalho.

Foram lançados os seguintes documentos: “Manual do Projeto SSVP Plus”, “Manual do Projeto Estratégia-25”, “Guia Como Fundar Conferências em Universidades e Colégios”, “Protocolo de Boa Governança”, “Guia Como Fundar uma Conferência em Sete Semanas” e “Relatório Quinquenal do Conselho Geral (2016/2021)”. O Presidente-geral visitou os núncios apostólicos da França e do Brasil, além do embaixador do Brasil na França e do presidente de São Tomé e Príncipe.

No campo da comunicação, o Presidente-geral concedeu entrevista à rede católica francesa KTO, em abril. No final do ano, foi publicada a “Mensagem de Natal” do Conselho Geral, com a participação dos membros da diretoria e dos delegados de jovens, que falaram em suas próprias línguas. Foram publicadas três edições da revista digital “Ozanam Network”, resumindo todas as atividades deste ano.

Para a juventude, foi lançado o concurso cultural “Educação de Qualidade e Superação da Pobreza” para selecionar 12 jovens que irão participar dos eventos em Felgueiras e Lisboa (Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2023) com todas as despesas pagas pelo Conselho Geral. No dia 4 de julho, celebrou-se o “Dia Internacional do Jovem da SSVP”, assim como o “Dia das Consócias” em 14 de julho.

Sobre a Ucrânia, logo após o início da operação militar russa (fevereiro), o Conselho Geral aprovou algumas resoluções para ajuda humanitária, e assinou com a Depaul International (junho) um “Memorando de Entendimento” com repasse de recursos suficientes para servir 200 refeições para pessoas necessitadas em Kharkiv, além do apoio a um centro dia e outros serviços assistenciais.

A nova sede internacional, situada na Rua Glacière, em Paris, foi oficialmente inaugurada em abril passado, com a presença de autoridades, membros da Família Vicentina, representantes do clero e inúmeros membros da Estrutura mundial do Conselho Geral. Também foi instalado um busto de Ozanam, com placa comemorativa, na Paróquia Santa Rosalie, localizada nas redondezas do Conselho Geral. Sobre a Família Vicentina, o Conselho Geral participou da reunião anual do Comitê Executivo, em Roma (novembro).

Foram emitidas 70 cartas, sendo a mais importante sobre a canonização de Ozanam, entregue ao Papa Francisco em mãos. A área de solidariedade do Conselho Geral, por meio da CIAD e da Comissão Internacional de Ajuda Fraterna, destinou recursos para dezenas de países, cujo relatório específico será publicado no 1º trimestre de 2023.

É vital registrar que o apoio econômico generoso dos países integrantes do “Concordato” assegurou que as finanças do Conselho Geral se mantivessem numa base sólida, e que o Conselho pudesse cumprir com o seu papel institucional de maneira apropriada, permitindo que a Estrutura funcionasse adequadamente ao longo de 2022.

Para 2023, o Conselho Geral já iniciou os preparativos para as comemorações dos 190 anos da SSVP (abril) e para a realização da Assembleia Geral (junho) e da 3ª Cimeira Lusófona (junho). O Presidente-geral pretende, com a graça de Deus, visitar os seguintes países: Índia, Nepal, Cingapura, Mônaco, República Dominicana, Honduras, Estados Unidos (Porto Rico e Chicago), Malta, Itália, Portugal, Argentina e Brasil. Serão lançados os documentos “Como revitalizar as Conferências Vicentinas”, “Relatório Global” e “Guia para formação de Comissões Nacionais de Juventude”.

“Um dos aspectos mais importantes em 2023 será a eleição do meu sucessor (17º Presidente-geral Internacional), e para tanto, pedimos as orações de todos os confrades e consócias do mundo inteiro. Que o Bom Deus escolha um vicentino experiente, vocacionado e efetivamente conhecedor das necessidades da SSVP pelo mundo afora, pois esse é um serviço de muita responsabilidade que exige renúncia, abnegação e dedicação integral”, enfatizou o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira.