Data de publicação: 14/06/2023

Segundo dia da Assembleia Internacional em Roma

Conselho Geral Internacional

Missa no Vaticano, palestra sobre o tema geral da Assembleia, apresentação de emendas aos Estatutos Internacionais, entrega da medalha “Caridade na Esperança” à Ordem de Malta.

Em 14 de junho, o segundo dia da Assembleia Internacional em Roma começou com os participantes assistindo à missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O programa oficial da Assembleia Geral continuou com uma palestra do Pe. Bertin Sanon, Superior Geral dos Religiosos de São Vicente (RSV), cujo título era o tema da própria Assembleia: “Fraternidade, comunhão e missão: seguindo os passos dos sete fundadores”.

O religioso falou sobre a importância da vida comunitária, da vida dos religiosos, da comunhão e da missão, dos círculos fraternos que são criados dentro das Conferências Vicentinas e da necessidade de preservar, todos juntos, o legado que deu origem à Sociedade de São Vicente de Paulo, como leigos comprometidos com o carisma vicentino, a serviço dos mais necessitados por meio de nossa fé.

Em terceiro lugar, o confrade Ralph Middlecamp, Presidente da Comissão para a Reforma dos Estatutos, feita a sua apresentação sobre o tema e, logo depois, houve o debate e votação das emendas enviadas para estudo dos países, visando à modificação de alguns artigos dos Estatutos Internacionais. 

Além disso, foi assinado um acordo de cooperação com a “Ordem de Malta”, que também recebeu a medalha “Caridade na Esperança” pelo trabalho de caridade e de serviço humanitário aos mais vulneráveis. Esse prêmio foi recebido pelo Dr. Ivo Graziani, Chefe de Gabinete da Ordem de Malta, das mãos do confrade Renato Lima de Oliveira.

Clique aqui para ver a entrevista que o Presidente Renato concedeu no dia 14 de junho ao canal católico EWTN norte-americano, nos estúdios localizados no Vaticano.