Destaques do segundo dia do Workshop para Presidentes Nacionais

Realização de duas mesas redondas, uma sobre o desenvolvimento da solidariedade, e a outra sobre o aprimoramento da presença dos jovens nas Conferências.
O segundo dia do “Workshop para Presidentes Nacionais” foi realizado durante todo o dia 17 de junho. Na parte da manhã, foi realizada uma mesa redonda, liderada pelo Vice-Presidente para a Juventude, confrade Willian Alves, na qual foi apresentado o novo “Manual dos Comitês de Jovens da SSVP” e destacada a necessidade de se revitalizar as Conferências, a fim de aumentar a presença de jovens na nossa Sociedade.



Para esse workshop de treinamento, o confrade Willian Alves contou com o testemunho de alguns jovens delegados e jovens membros da SSVP no mundo, bem como do presidente da SSVP do Brasil, confrade Márcio José da Silva, e do representante nacional da juventude brasileira, confrade Geyson Tôrres de Lima.
“A origem da SSVP é um exemplo da importância de os jovens assumirem desafios e estarem atentos às mudanças que estão ocorrendo no mundo. Novas necessidades e novas formas de se relacionar exigem aptidão para a mudança, adaptação e renovação, características que são naturalmente encontradas nos jovens, que devem ter seu espaço para encontrar seu lugar dentro da instituição”, comentou o confrade Willian.
Antes do final da sessão da manhã, o confrade Renato Lima de Oliveira, como Presidente-geral cessante, entregou ao novo Presidente-geral, Juan Manuel Buergo Gómez, um relatório intitulado “Documento de Transição”, que inclui as ideias e propostas da maioria dos membros da estrutura do Conselho Geral para o novo mandato.

À tarde, foi realizado o segundo e último painel de discussão do dia. Liderado pelo confrade Ralph Middlecamp, a discussão enfocou o fortalecimento da solidariedade em face das novas formas de pobreza.
O confrade Ralph Middlecamp é o Vice-Presidente Internacional da SSVP responsável pela Solidariedade e Projetos Especiais, área que inclui a Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD), a Ajuda Fraterna internacional (colaboração entre Conferências em diferentes países para realizar projetos sociais) e o Fundo de Solidariedade Internacional da SSVP para responder a situações de necessidade.
“O mundo está em constante mudança e, além dos tipos de pobreza mais comuns e conhecidos, há aqueles que emergem de novos desenvolvimentos e comportamentos sociais. Um exemplo recente é a pandemia e o novo normal. Outros exemplos de pobreza emergente incluem problemas de saúde mental, solidão e aqueles decorrentes dos processos de mudança climática”, enfatizou o confrade Ralph.
Além do próprio confrade Ralph Middlecamp (que conduziu o workshop e deu uma visão geral do trabalho de solidariedade da SSVP), participaram desse painel os seguintes palestrantes: Pe. Andrés Motto (novas formas de pobreza), confrade Joseph Makwinja (mudança climática), Mark McGreevy (diretor da DePaul International) e Natalie Monteza (coordenador da campanha 13 Casa da Família Vicentina), que falaram sobre a realidade dos sem-abrigo.



Ao final dos trabalhos, o Presidente-geral declarou encerrado o workshop, agradecendo a presença de todos, mostrando-se extremamente contente com os resultados alcançados durante os dois dias de evento.
O dia terminou com um jantar fraterno com a presença de todos os participantes, representando os 155 países em que a SSVP está presente.