Segunda edição da Medalha “Caridade em Esperança”

No passado 14 de junho, a Mesa do Conselho Geral Internacional, em nome da SSVP, impôs a medalha “Caridade em Esperança” à Organização Mundial do Movimento Scout. O acto foi presidido pelo PGI Renato Lima de Oliveira, acompanhado por Joseph Pandian, vicepresidente; Bertrand Ousset, secretário e Larry Tuomey, tesoureiro. A condecoração foi recogida por D. Craig Turpie, presidente internacional do Movimiento Scout.

A iniciativa da entrega da Medalha nasceu com o desejo de expressar o reconhecimento a outras pessoas ou instituições que realizam ações em benefício dos mais pobres, que são exemplo de “serviço em esperança” e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços com outros colectivos ou entidades com os que a Sociedade mantém objetivos comuns.
Salientou o nosso Presidente Geral que os Scouts, fundados em 1907, “são exemplo de ajuda aos jovens e são distinguidos pela sua iniciativa, coragem, disciplina e pesquisa do desenvolvimento pessoal. A sua missão, visão e valores estão muito em sintonia com as da SSVP, dado que a sua base está também em criar uma rede de amigos e trabalhar para e ao serviço da caridade”.
Craig Turpie mostrou a sua emoção e gratidão em nome dos 50 milhões de meninos e meninas que formam o movimento: “Os Scout não buscam gratidão, fazem o que têm que fazer pela sua promesa de ajudar os outros, mas quando é entregue um reconhecimento deste tipo significa uma manifestação de confiança em o que estamos a fazer, é uma honra para mim coletar en nome do Movimento Scout”
Ambas as instituições, SSVP e o Movimento Scout, fiéis aos seus carismas, levantaram o propósito firme de continuar a sua colaboração e ações conjuntas.
A Medalha “Caridade em Esperança” é concedida àquelas pessoas ou instituições que foram propostas previamente pelos diferentes Conselhos Superiores/Nacionais. Lembre-se que o prazo para apresentar as candidaturas para a próxima edição termina em 31 de dezembro de 2019. A entrega da Medalha, na sua terceira edição, será D.m. em Nairobi – Quênia, no âmbito das reuniões anuais do GCI.