Data de publicação: 26/05/2023

Reunião da Sociedade de São Vicente de Paulo na Oceania 

Notícias do mundo

Em abril de 2023, os líderes vicentinos de toda a Oceania se reuniram por três dias no Mary Mackillop Place, no norte de Sydney, Austrália, para compartilhar suas experiências, aprender uns com os outros e identificar caminhos e colaborações para fortalecer suas Sociedades e apoiar suas tão necessárias boas obras. 

O tema da conferência é Servir: Respeitar: Compartilhar orientou o programa, as sessões e as interações dos participantes. 

A reunião foi convocada pela “Equipe da Oceania” do Conselho Geral Internacional da Sociedade, composta pelo Vice-Presidente Territorial Internacional – Oceania e pelos Coordenadores de Zona, Projetos, Geminação, Formação e Treinamento, Proteção e Representantes da Juventude. Ao dar as boas-vindas aos participantes, o Ir. Frank Brassil compartilhou as expectativas para a reunião: 

“Progresso renovado em direção a uma melhor governança na Oceania; vigor renovado na participação e integração dos jovens; todos os países entendendo e se comprometendo a proteger a implementação de políticas; melhores parcerias internacionais e um plano para o crescimento da formação e apoio mútuo no compartilhamento de recursos.” 

Os tópicos abordados incluíram o status e o fortalecimento: governança; instituição de Conselhos e agregação de Conferências; proteção; formação e treinamento; integração de jovens; geminação e projetos; ajuda emergencial; e Assistência ao Estudante. Os próximos passos para cada uma dessas áreas foram discutidos, acordados e documentados. Elas serão registradas no Relatório da Reunião da Oceania, que será compartilhado com os participantes e as partes interessadas.

Uma parte importante do programa foi a exploração da natureza das parcerias que apóiam o desenvolvimento da Sociedade na região da Oceania e a realização de boas obras e como elas poderiam ser fortalecidas nos próximos anos. Essas informações foram capturadas tanto em palavras quanto em expressões criativas e culturais, envolvendo obras de arte, músicas e danças. O espírito colaborativo e as conclusões dessa sessão e da reunião serão incorporados ao próximo Plano Estratégico do Programa de Parcerias Internacionais da Oceania e estarão disponíveis no site www.vinnies.org.au. 

O Conselho Geral Internacional foi representado pelo Vice-Presidente Geral Internacional, Joseph Pandian, que fez uma palestra sobre o trabalho do Conselho Geral e destacou a força da SSVP Oceania e o bom potencial da SSVP para desenvolver uma boa governança nessa área.

Ao agradecer aos organizadores em nome dos participantes da Austrália, Estados Federados da Micronésia, Fiji, Kiribati, Nova Zelândia, Samoa, Ilhas Salomão, Timor-Leste, Tonga e Vanuatu, o Presidente Nacional da Sociedade nas Ilhas Salomão, Sr. Julian Ketei, disse: 

Muito obrigado por nos reunir. Nós realmente apreciamos isso e agradecemos de coração. Espero e acredito que todos os Presidentes Nacionais da Oceania levarão algo da reunião para seus países. Todos os membros de nosso país aprenderão mais conosco depois de terem estado aqui”. 

Os custos e os preparativos da reunião foram gentilmente apoiados pelo Conselho Nacional da Austrália e sua Secretaria. O Presidente Nacional, Mark Gaetani, enfatizou aos participantes que o apoio ao evento era uma parte importante da promoção das relações da Sociedade na Austrália com nossos parceiros da Oceania:

Aos nossos parceiros das Ilhas do Pacífico, queremos que sintam que somos solidários a vocês, ao seu Conselho Nacional, às suas Sociedades e aos seus membros, enquanto trabalham para cumprir nossa Missão Vicentina compartilhada. 

Para nossos parceiros da Nova Zelândia e da Ásia, queremos trabalhar juntos para garantir o alinhamento do apoio à região. 

Para a Equipe da Oceania, agradecemos por seu serviço e orientação à medida que nos unimos como região e continuamos nossa jornada rumo a Sociedades fortes e sustentáveis que realizam as boas obras necessárias em nossas comunidades”. 

Para obter mais informações, entre em contato com: overseasdevelopment@svpd.org.au