Data de publicação: 24/11/2022

Resultados do Concurso Internacional para promover a educação de qualidade 

Juventude

Os vencedores participarão do Encontro Internacional da Juventude da Família Vicentina e do Dia Mundial da Juventude (29 de julho a 6 de agosto de 2023).

Em 14 de junho de 2022, o Vice-Presidente Internacional de Jovens, Crianças e Adolescentes, confrade Willian Alves, anunciou o concurso internacional “Jovens Vicentinos: comprometidos com uma educação de qualidade para combater a pobreza”.  

A ideia da realização do concurso partiu do confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional, e contou com o apoio integral de todos os integrantes da Diretoria, uma vez que o fortalecimento da juventude vicentina é um dos objetivos estratégicos deste mandato.

O objetivo desta competição era selecionar projetos sociais, com foco na educação de qualidade como um meio eficaz de combate à pobreza, que poderia ser implementado nos diferentes países em que nossa Sociedade está.

O período de participação começou em 15 de junho e terminou em 15 de outubro deste ano. Durante este período, foram recebidas 43 propostas de projetos, envolvendo jovens das seguintes nacionalidades: Brasil, Nigéria, Índia, Quênia, África do Sul, Honduras, Guatemala, Filipinas, Chade, Gana, Tanzânia, Botsuana, Moçambique, Trinidad e Tobago, Nepal, Malauí e Haiti.

O júri deste concurso cultural agradece a participação dos 43 jovens que apresentaram suas propostas e os parabeniza pelos projetos muito criativos e engenhosos que desenvolveram. 

Entre os projetos recebidos, podem ser destacados: treinamento para professores e voluntários, criação de espaços educacionais, preservação de línguas ameaçadas de extinção, acampamentos educacionais, habilitação de bibliotecas, estímulo precoce diante de distúrbios educacionais, entre muitos outros. Cada uma das regiões territoriais é encorajada a acompanhar os projetos apresentados e a rever custos e orçamentos para que eles possam se tornar uma realidade no futuro. 

Os vencedores do concurso são: 

  • Juliana Joseph.                 Haiti.                     América 1.
  • Cecilia Monterroso.       Guatemala.        América 2.
  • Andrea Flores.                  Honduras.          América 2.
  • Juliana Rosa.                     Brasil.                   América 3.
  • Iohannes Henrique.       Brasil.                   América 3. 
  • Felipe Porto.                     Brasil.                   América 3.
  • Irene Mutinde.                Quênia.                África 1.
  • Polit Edward.                    Nigéria.                África 1.
  • Gijon Cox.                          África do Sul.     África 2.
  • Felix Manjate.                  Moçambique.   África 2.
  • Arum Sharmila.                Índia.                   Ásia 1.
  • Philip Cortés.                    Filipinas.              Ásia 2.

Muito obrigado a todos os participantes e parabéns aos nossos vencedores!

Júri da Competição Internacional.