Resolução da Família Vicentina sobre a escassez de vacinas para erradicar a COVID-19

Nós, membros do Comitê Executivo da Família Vicentina Internacional, representando os líderes de 160 ramos da Família Vicentina, expressamos nossa profunda preocupação com a escassez de vacinas para erradicar o COVID-19, especialmente nos países mais pobres.
Sabemos que a COVID-19 já ceifou milhões de vidas. A saúde e o bem-estar econômico de milhões de pessoas têm sido comprometidos. Muitas empresas, tanto as grandes como as pequenas, têm falido, criando caos no mercado de trabalho. E os governos tiveram de gastar milhões e milhões de dólares para combater todos os efeitos desta doença.
Um programa internacional abrangente de vacinação em massa contra a COVID-19 iria necessariamente diminuir e eventualmente eliminar o seu impacto nos seres humanos.
A Família Vicentina, composta por mais de 4 milhões de homens e mulheres que vivem em 161 países, trabalha incansavelmente para ajudar as pessoas vulneráveis, especialmente os doentes, refugiados, crianças, idosos e desempregados. Nós somos inspirados por São Vicente de Paulo, que nos ensinou a servir aos nossos irmãos e às nossas irmãs como Jesus, o evangelizador dos pobres, assim o fez.
Hoje, levantamos nossas vozes e pedimos aos países que tenham mais vacinas e mais recursos financeiros para abrir seus corações e doar parte de suas vacinas para os países que mais precisam delas. Actualmente, apenas 1% das pessoas que vivem em países em desenvolvimento foram vacinadas.
27 de setembro de 2021
* Esta comunicação foi feita graças à sugestão feita pelo Conselho Geral Internacional da SSVP ao Comitê Executivo da Família Vicentina e foi redigida pelo Padre Andrés Motto C.M, Assessor espiritual do CGI