República Tcheca: A SSVP inaugura um “Poço da Esperança” em Stará Boleslav
No dia 15 de março de 2025, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) na República Tcheca deu mais um passo em seu compromisso com as pessoas mais necessitadas, ao iniciar a construção do “Poço da Esperança”, um projeto destinado a garantir o acesso à água potável para pessoas em situação de rua na cidade de Stará Boleslav.
O dia começou com uma solene celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Núncio Apostólico na República Tcheca, Dom Jude Thaddeus Okolo. Em seguida, realizou-se um encontro no Centro Comunitário U Podivena, onde diversas figuras partilharam palavras de incentivo e compromisso com a missão vicentina. Entre elas estavam o Pe. Kristián Balint (Congregação da Missão), Irmã Damiana (Visitadora das Filhas da Caridade), o Sr. Llewelyn Perez (Adido Trabalhista, MWO Praga) e o Sr. Karl Michael Hila, assessor nacional da SSVP Tchéquia.

O acto culminou com a bênção do terreno por parte do Núncio, onde será instalada a bomba de água para o abrigo, e com um gesto comovente de fraternidade: a distribuição de alimentos, presentes e momentos de convivência com os residentes do abrigo, em colaboração com as Damas de Rizal de Praga e a comunidade paroquial local. Um dia vivido plenamente no espírito vicentino.
Essa conquista foi possível graças à colaboração entre a SSVP Tchéquia, o Conselho Geral Internacional, as Filhas da Caridade e a Congregação da Missão, com o apoio financeiro do CIAD. Além de atender a uma necessidade básica, essa iniciativa é também uma oportunidade para estimular a criação de novas Conferências no país — especialmente com a participação de jovens — e fortalecer a presença vicentina num contexto em que apenas cerca de 8% da população se identifica como católica.

O “Poço da Esperança” é mais do que uma infraestrutura: é um projecto repleto de esperança e uma expressão concreta do carisma vicentino voltada às pessoas mais esquecidas. Que este esforço inspire novas sementes.