Data de publicação: 04/06/2019

Representantes do Conselho Geral Internacional prestigiam os eventos alusivos aos 160 anos da presença da SSVP na Argentina

Conselho Geral Internacional

Nos dias 4 e 5 de maio passado, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), acompanhado dos confrades Júlio César Marques de Lima (Vice-presidente Territorial Internacional para a América do Sul) e Sebastián Gramajo (2º Vice-presidente Geral Adjunto), esteve em Buenos Aires para prestigiar as atividades que marcaram as celebrações referentes aos 160 anos da fundação da SSVP na Argentina (1859/2019).

Todos os eventos foram amorosamente organizados pela presidente nacional, consócia Celeste Godoy, e demais integrantes da diretoria do Conselho Nacional da SSVP. A agenda de festividades foi intensa. No sábado, dia 4 de maio, após um delicioso almoço de confraternização, foi realizado um “Encontro de Formação”, na Casa Mãe das Filhas da Caridade (FC), que reuniu todas as lideranças da Família Vicentina da Argentina.

Na ocasião, o Presidente Geral discorreu sobre os projetos, programas e ações em marcha no âmbito do Conselho Geral Internacional nesses três anos de mandato (2016/2019). Uma palestra que chamou a atenção de todos foi proferida pela historiadora Ana Maria Silvestrini, que destacou o perfil dos fundadores da primeira Conferência argentina. O padre Fernando Sanchez, coordenador nacional da Família Vicentina, brindou a todos com uma visão geral sobre os desafios de cada ramo vicentino.

Após o encontro de formação, seguiu-se à santa missa alusiva ao aniversário de 160 anos, celebrada pelo padre Juan Carlos Gatti Octavien, Visitador da Província Argentina/Uruguai/Paraguai da Congregação da Missão (CM), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ao lado da casa das irmãs. Na homilia, padre Juan Carlos enfatizou, com riqueza de detalhes, a saga dos fundadores argentinos, pessoas de fé e vocacionadas ao serviço dos pobres.

No dia seguinte (domingo), 5 de maio, o Presidente Geral visitou o Lar de Idosos Santa Clara, onde, durante um lanche, compartilhou belos momentos com os vovôs e as vovós que moram lá. Para marcar os 160 anos, houve o descerramento de uma placa alusiva à fundação da SSVP na Argentina. Nesta cerimônia, participou o Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Arquidiocese de Buenos Aires, Monsenhor Joaquin Sucunza, que presenteou a todos com sua simpatia, conhecimento evangélico, amor aos pobres e à nossa Sociedade. O confrade Renato presenteou o bispo com o livro “Apaixonados pela Caridade e Justiça” e a cruz vicentina (baseada em São Mateus 25, 31-46).

“A Argentina é um país muito solidário. A SSVP vem prestando, há 160 anos, relevantes serviços à comunidade, especialmente junto aos mais carentes. Estou muito feliz com os rumos da SSVP na Argentina, onde temos um grande potencial para a criação de novas Conferências e a prestação de mais serviços pelos Conselhos. Agradecemos a Deus por todas as bênçãos recebidas nestes 160 anos. Que a SSVP e a Família Vicentina possam continuar auxiliando os nossos irmãos necessitados da Argentina, servindo na esperança e na caridade, como nos pediu Nosso Senhor Jesus Cristo”, declarou o confrade Renato Lima.

Durante os dois dias de atividades, o Presidente Geral e a delegação vicentina tiveram também a alegria de estar com quatro ex-presidentes do Conselho Nacional da Argentina: Carlos Bado, Luis Larrosa, Roberto Hernández e Adrián Thier.

A primeira Conferência da SSVP na Argentina foi fundada em Buenos Aires, na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em 24 de abril de 1859, sob a liderança do confrade Julio Amadeo André-Fouët, capitão da Marinha Francesa, juntamente com outros fundadores. Fouët, que era confrade da cidade de Lorient (França), também organizou a fundação, em 1858, da primeira Conferência no Uruguai.

Alguns meses depois, em setembro de 1859, um grupo de padres lazaristas e de irmãs vicentinas desembarcou no porto de Buenos Aires, vindo da França, após 52 dias de viagem pelo Atlântico. Desta forma, 2019 é o ano em que se comemoram os 160 anos da chegada da SSVP na Argentina e também da Família Vicentina. Parabéns à Argentina!