Data de publicação: 11/09/2023

Renascimento da SSVP na República Tcheca

Conselho Geral Internacional

A nova Conferência é formada por jovens

Com a graça do Bom Deus, a Sociedade de São Vicente de Paulo está de volta à República Tcheca. O renascimento da SSVP no país ocorreu depois que várias Conferências, lamentavelmente, foram desativadas devido à idade avançada de seus membros.
Um grupo de católicos decidiu formar uma Conferência Vicentina durante a Festa da Divina Misericórdia, em abril passado. A partir desse momento, foram várias reuniões preparatórias semanais, com a leitura da Bíblia, orações e formação vicentina.
Em agosto, o grupo se transformou na Conferência NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, funcionando nas dependências do Santuário do Menino Jesus de Praga, na capital tcheca. O assessor espiritual será escolhido em breve, e a Família Vicentina está dando total apoio à nova Conferência.
O grupo já conta com 20 membros, sendo a maioria jovens. O confrade Tomas Rajnoha, nascido na República Tcheca e casado com uma filipina, é o presidente da Conferência. Os membros estão muito entusiasmados por verem um grande potencial de crescimento das ações de caridade da SSVP em Praga e região.
As principais atividades da nova Conferência são a limpeza de paróquias e a promoção de projetos sociais focados nos sem-teto (mudança sistêmica), buscando dar aos assistidos condições dignas de vida para que estes possam ser protagonistas de suas próprias vidas.

Um pouco de história

Vale a pena registrar que a primeira Conferência Vicentina criada na República Tcheca foi em 1876, na Paróquia São Francisco, em Praga, por iniciativa de alguns sacerdotes. Segundo relatórios enviados pelo Conselho Nacional ao Conselho Geral, em 1931, eram 71 Conferências ativas; em 2007, eram 42; e em 2021, girava em torno de 25 Conferências.
Nos anos de 2021 e 2022, por conta da idade avançada dos confrades e consócias e diante dos efeitos da pandemia, todas as Conferências foram fechadas. Agora, com a Conferência NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, a SSVP segue viva em solo tcheco. Estima-se que, até o final do ano, possam ser criadas outras três Conferências na República Tcheca.
O Conselho Geral Internacional, ao saber do encerramento das Conferências tchecas em 2021 e 2022, ficou extremamente preocupado com essa situação, e agradece a Deus por ter mandado operários para a messe, dentre eles o casal Karl e Mary Hila, que já fizeram parte da diretoria do CGI.