Relatório trimestral sobre os países beneficiários do Fundo Covid-19

Graças à generosa resposta dos Conselhos Nacionais ao apelo do Presidente Geral para o Fundo de Solidariedade Internacional ( FIS) , foram recebidos, até o momento, 324.713 euros
Objetivo do apelo. Ir um pouco mais longe
Continuamos necessitando de apoio e esperamos que, graças à sua inestimável ajuda, as doações continuem a chegar até o objetivo de 500.000, o que permitiria atender, pelo menos a um nível básico, a grande maioria dos pedidos urgentes de assistência da Covid19 .
A ajuda já está a caminho
Mais de 70.000 euros para fundos de emergência (entre 1.000 e 10.000 euros) já foram enviados para 24 países e territórios: 11 países na África, 5 países nas Américas e Caribe, 6 países e territórios no Oriente Médio e 1 país na Oceania. Outras doações estão sendo processadas e serão enviadas o mais rápido possível, ao mesmo tempo que continuamos a receber mais solicitações.
O primeiro passo, material sanitário e produtos alimentícios
Nesta primeira etapa, os Vicentinos fornecem principalmente kits de proteção individual (máscaras, luvas, higienizadores de mãos), mas devido ao confinamento e restrições impostas em toda parte, a fome já está atingindo duramente e a pobreza está aumentando, portanto a assistência alimentícia também está no centro das preocupações e ações dos Vicentinos.
A Covid19 se soma a outros desastres
Infelizmente, a crise da Covid19 é, em muitos lugares, apenas um agravamento de situações extremas. Os desastres não são interrompidos pelo aparecimento do vírus. Na verdade, a Sociedade de São Vicente de Paulo está combatendo os efeitos do Furacão Amphan em Bangladesh e na Índia. O ciclone Harold devastou várias ilhas, e a temporada de ciclones mal começou na região da Ásia/Pacífico.
Outro exemplo é a situação no Oriente Médio, que continua a sofrer desesperadamente com os efeitos da guerra nesta área. O Líbano se encontra em estado praticamente saturado. No Sul do Sudão, na República Democrática do Congo e na República Centro-Africana, guerras civis e ataques terroristas tornam o trabalho da Sociedade ainda mais imprescindível do que nunca. Na América Latina, os vicentinos da Venezuela e do Chile estão tentando ajudar em meio a uma tremenda crise social e econômica.
A generosidade que constrói uma rede de caridade eficaz
O 16º Presidente Geral da SSVP, consócio Renato Lima de Oliveira, expressa sua gratidão a todos aqueles que contribuíram para o Fundo Especial Covid-19 desde o início da pandemia e ressalta que “todas as doações são igualmente valiosas, independentemente da quantia, pois todos oferecem o que podem”. O importante é o gesto de caridade que mostra quem realmente somos, essa grande rede de solidariedade e amor entre as pessoas. Meu agradecimento também a todos os Vice-Presidentes Territoriais, que estão sendo muito ágeis na obtenção de recursos e pedidos de ajuda”.
“Juntos, podemos vencê-la”
Este é o lema deste apelo e uma das principais lições que a Covid19 nos ensinou, uma tragédia na forma de uma pandemia que já atacou mais de 188 países. Sem você não podemos derrotá-la. Ajude e faça parte dessa grande cruzada contra o coronavírus!