Data de publicação: 18/10/2021

Reflexão vicentina sobre a Jornada Mundial dos Pobres

Igreja

O Padre Motto preparou uma excelente reflexão que será muito útil para todos nós, confrades e consócias da Sociedade de São Vicente de Paulo, extensiva aos outros ramos da Família Vicentina. O texto não é grande, mas é escrito com imensa profundidade e conhecimento.

Além da Introdução e Conclusão, o conteúdo está dividido em três partes muito bem escritas: Jesus e os pobres; Vicente e os pobres; Ozanam e os pobres. No final, há uma lista de 10 sugestões para viver a JORNADA DOS POBRES de maneira mais intensa, servindo aos que sofrem de uma forma bem concreta. Sei que ainda vivemos uma crise sanitária, mas as sugestões podem ser realizadas com tranquilidade, sempre mantendo os protocolos de segurança.


O texto do Padre Motto é incrivelmente rico, mas, ao mesmo tempo, de compreensão simples e serena, cheio de exemplos com citações bíblicas ou referências a grandes escritores, não só católicos e vicentinos, relacionados com a história da humanidade. Ler os escritos do Padre Andrés Motto é agradável, animador e, sobretudo, muito reconfortante. Ele sempre nos ensina a viver o carisma vicentino com oração e ação, assim como Vicente e os nossos fundadores liderados por Ozanam. Nunca podemos perder de vista os nossos servos, amos, amigos e senhores – os pobres que nos abrem as portas do Paraíso.


Que a JORNADA MUNDIAL DOS POBRES possa alcançar os objetivos propostos pelo Papa Francisco perante esse mundo e que possamos construir uma sociedade civil mais fraterna e menos desigual, pois pobres sempre os teremos entre nós (São Marcos 14: 7).

Confrade Renato Lima de Oliveira
16º Presidente Geral

PDF – Reflexão vicentina sobre a Jornada Mundial dos Pobres