Data de publicação: 20/12/2019

Quarta reunião da Mesa Diretora Internacional

Conselho Geral Internacional

Em 30 de novembro teve lugar a quarta e última reunião do ano de 2019 da Mesa Diretora da SSVP. O encontro aconteceu na cidade de Milão, na casa dos Padres Oblatos localizada em Rho, com a finalidade de honrar a memória do Beato Frederico Ozanam no 180° aniversário do Conselho Geral Internacional.

A reunião se iniciou pela manhã. Depois das orações de abertura e as palavras de boas-vindas do Presidente Geral, teve lugar a reflexão espiritual realizada pelo Padre Andrés Motto C.M que abordou as diferentes formas de nomear a pobreza; aspecto que evolui segundo a situação sociológica do momento, podendo caracterizar o indivíduo como explorado, marginalizado, excluído, proletário, servente, delinquente, sem trabalho…chegando a conclusão de que os vicentinos devem se distanciar de si mesmos e banir da sociedade este vocabulário que aponta, fere e criminaliza o pobre, oferecendo ao mais necessitado a forma de vencer esta situação através da fraternidade da vivencia de uma fé em comunidade que não deixa a ninguém para trás, que é inclusiva com todos y que enche de amor o mundo.

Depois desta rica reflexão espiritual, se aprovou a ata da reunião anterior e realizou a coleta, tal como é feito nas Conferencias de todo o mundo.

Neste momento, tomou a palavra o Secretário Geral, Bertrand Ousset parra compartilhar com todos os membros da Mesa Diretora o desenvolvimento de mudança para a nova sede internacional, situada na Rua de la Glacière, 65. Esta é uma Sede mais ampla e adequada as necessidades dos novos tempos. Ele lembrou que a inauguração oficial da sede deve acontecer no próximo mês de setembro de 2020. Em seguida, o Secretário Geral deu a palavra ao primeiro Vice-presidente Geral Adjunto, Joseph Makwinja, que apresentou o programa da 2ª “All Africa Assembly”, que reunirá aos 40 presidentes nacionais da SSVP na África, dias antes dos eventos que o Conselho Geral irá realizar na África, “Deus através de Nairobi, Kenia: A reunião anual internacional da SSVP” (reuniões da “Sessão Permanente” e do “Comitê Executivo Internacional”), a reunião que acontece a cada três anos em países que formam o Concordata (20 nações que fazem doações fixas anuais para o CGI para garantir o custeio do Conselho) e o encontro dos VPTIs. Ainda, será promovido o encontro dos países francófonos da SSVP, uma bela iniciativa do Conselho Geral.

Junto a estes temas centrais, também se comentou o progresso da Comissão para o Desenvolvimento dos Estatutos Internacionais, que terá sua próxima reunião em fevereiro de 2020, e sobre a necessidade de reforçar e formar a equipe de Staff internacional.

O Tesoureiro General, Larry Tuomey, apresentou os recursos para 2020, que foram aprovados por unanimidade. O Vice-presidente Geral, Joseph Pandian, falou, entre outros assuntos, sobre a boa caminhada da Comissão Internacional para a Ajuda e Desenvolvimento (CIAD) e os seus próximos encontros em fevereiro e setembro de 2020.

A jornada da manhã foi finalizada com o resumo das atividades do Presidente Geral Internacional, que, entre outros temas, deu falou sobre sua viagem a Hong Kong, Indonésia e Filipinas, assim como o Talk Show do final de outubro de 2019 (próximo Talk Show será 28 de março de 2020), e da necessidade de fortalecer a presença da SSVP nas Nações Unidas, onde já está sendo realizado um grande trabalho junto a Família Vicentina.

Na jornada da parte da tarde, o primeiro turno de apresentações foi para o departamento estratégico, começando por Ombudswoman, responsável pelas reclamações e possíveis conflitos internos. Em seguida, se tratou sobre os principais temas em matéria de comunicação, em que foi apresentado o desenho do site internacional da SSVP e o novo vídeo institucional, disponível desde novembro deste ano. Além disso, se informou sobre o desenvolvimento para o desenho de um logotipo internacional, que celebrará sua fase final em Nairóbi, em 2020.

A Vice-presidente de formação, Maria Luisa Téllez, também comentou o progresso nesta área, com novos módulos formativos incluídos na formação global dos vicentinos, com o fortalecimento da comunicação com seus delegados territoriais, aos que também propõe temas de estudo e formação simples, atraentes e impactantes para todos os confrades, sendo de primordial importância a espiritualidade e o carisma como base desta formação.

Ligada a Formação está a Comissão de Investigação Histórica, que está fazendo um grande esforço para recuperar o legado dos fundadores. Um dos objetivos é poder traduzir a toda obra de Frederico Ozanam nos idiomas oficiais da SSVP com a finalidade de compartilhar esta riqueza com todos os vicentinos do mundo. Além disso, o concurso literário está potencializando o estudo da SSVP e de as suas origens por multidão de confrades e estão recuperando informações valiosas para a história da Sociedade. Foram encontrados discursos inéditos de Frederico Ozanam e outros dados históricos relevantes.

Em relação a Canonização de Ozanam, Sebastián Gramajo, 2º Vice-presidente Geral Adjunto, deu novas informações sobre o trabalho que está sendo desenvolvido em Roma e que segue dando passos positivos para a Causa. Em suas palavras, também destacou a grata experiência do “encontro para salvaguardar as pessoas atendidas pela SSVP” que aconteceu na sede da SSVP em Paris e que apresentou as bases de um próximo protocolo de atuação para cuidar da integridade das pessoas atendidas por nossa instituição, em especial, o cuidado com os menores.

No dia seguinte, depois da intensa reunião, os membros da Mesa Diretora puderam visitar em Milão os locais mais emblemáticos por onde esteve Frederico Ozanam, onde ele nasceu (local em que há uma placa em sua honra) e o local de seu batismo, onde agora se edifica uma nova igreja, a Basílica de San Carlo al Corso, que ainda conserva a pia batismal da igreja anterior (Santa Maria dos Servos) em que possivelmente foi batizado o beato Ozanam.

Destaca-se também a visita realizada pelos membros da Mesa Diretora aos vicentinos da zona, o Conselho Central de Monza, onde se celebrou uma Santa Missa e se visitou uma obra especial para pessoas sem teto. Também foi realizada uma visita ao Conselho Central de Milão, onde se conheceu a Casa de Helena, um lugar que acolhe mulheres em situação de risco com filhos.

“A reunião em Milão foi extremamente intensa e produtiva, com muito diálogo entre os membros do Conselho, sempre em busca de soluções mais adequadas para o futuro da SSVP internacional. Estamos vivendo uma energia muito positiva no Conselho Geral, com a nova sede e os desafios que se apresentam para conduzir de melhor maneira o Conselho Geral. Aproveito para agradecer aos diretores por sua caridade, espirito de conciliação, lealdade e compromisso cristão”, assegurou o nosso presidente, Renato Lima.