Data de publicação: 17/07/2020

Projeto “Café Ozanam” discute questões sociais com abordagem vicentina

Notícias do mundo

Toda semana, durante os meses de junho e julho de 2020, a SSVP de Cincinnati (EUA) está oferecendo a todos a oportunidade de trocar ideias sobre temas da Doutrina Social Católica. O projeto acontece todas as quartas-feiras, do meio-dia às 13h15, pelo sistema Zoom. As pessoas são convidadas a participar de uma ou de todas as reuniões remotas.

Este projeto durará sete semanas e os temas debatidos são “Vida e dignidade da pessoa humana”, “Chamado à família, comunidade e participação”, “Solidariedade”, “Dignidade do trabalho e direitos dos trabalhadores”, “Opção pelos pobres e vulneráveis”, “Cuidados com a criação de Deus” e “Direitos e responsabilidades”. O projeto é dedicado ao bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam por ele ser considerado um dos precursores da Doutrina Social da Igreja.

O confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral, participou da discussão do dia 15 de julho, cujo tema foi “Opção pelos pobres e vulneráveis”. “Foi um debate de alto nível com pessoas comprometidas sobre como ajudar e compreender melhor as necessidades dos marginalizados. Também discutimos a intolerância e o racismo, assim como outros problemas sociais. Foi uma boa oportunidade para receber uma formação atualizada sobre justiça social e defesa institucional dos pobres. É muito importante conhecer exatamente as necessidades dos pobres por meio da caridade e da justiça, assim como identificar as realidades enfrentadas por eles”, enfatizou Renato.

O “Café Ozanam” é organizado pelo “Centro Ozanam de Serviço e Aprendizagem”, que oferece uma grande variedade de atividades, retiros noturnos e experiências de imersão. Em circunstâncias normais, o “Centro Ozanam” estaria atualmente realizando retiros de uma semana para grupos de estudantes do Ensino Médio e universitário durante o verão, oferecendo aulas sobre questões sociais. Devido à pandemia, essas discussões estão sendo feitas virtualmente.

É muito fácil de participar. Você deve apenas contatar a consócia Maureen Kelly, coordenadora da iniciativa, pelo e-mail [email protected].   

A Sociedade de São Vicente de Paulo em Cincinnati (EUA) tem fornecido assistência aos necessitados há 151 anos. A SSVP, por meio das Conferências, visita pessoalmente os necessitados, para apoiá-los nos aspectos espirituais, emocionais e materiais. Além disso, a SSVP oferece iniciativas inovadoras como a “Farmácia da Caridade”, mercearias sociais, lojas de caridade (shops) e centros de doação em toda a cidade. Para mais informações, visite o portal www.svdpcincinnati.org