Programa de Intercâmbio Juvenil Vicentino

Comitê Internacional de Jovens da SSVP reforça que Programa Intercâmbio Juvenil Vicentino continue Online
Um dos Programas do Comitê Internacional de Jovens do Conselho Geral Internacional da SSVP, é promover o Intercâmbio Juvenil Vicentino.
O Programa iniciado em 2018, vem sendo aprimorado todos os anos.
Em linhas gerais, o confrade Willian Alves, vice presidente para Juventude, Crianças e adolescentes do Conselho Geral, resume o Programa em:
- Promover maior integração entre os comitês nacionais de jovens da SSVP e jovens vicentinos de distintos países;
- Estabelecer um vínculo de amizade entre os comitês nacionais de jovens para troca de experiências e projetos em comum;
- Promover o compartilhamento de treinamentos, formações, técnicas de trabalho e atuação entre os países membros;
- Possibilitar sempre que possível a viagem de um ou mais jovens para um país anfitrião com o objetivo de conhecer in loco a atuação do Conselho Nacional e do Comitê de Jovens daquele país e poder levar para sua região as boas práticas de trabalho e missão.
- Proporcionar também um vínculo que reforce a espiritualidade entre o grupo, seguindo os temas do carisma vicentino: oração, partilha, caridade, santidade e disponibilidade.
- Os países interessados entram em contato com o Comitê Internacional de Jovens, que viabiliza a conexão com os jovens e comitês nacionais, e auxilia na comunicação, treinamento e projetos.
Por conta da pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi atípico, as viagens internacionais estavam suspensas, as formações presenciais e visitas regulamentares do Comitê também foram suspensas, mas foi possível iniciar um Programa de Intercâmbio Juvenil Vicentino de forma online.
Se conectaram no Programa países como: USA, Austrália, India, Zimbabwe, Nigéria e Gana (que é o país anfitrião). A primeira reunião online aconteceu no dia 29 de agosto deste ano. Do Comitê Internacional estão participando 4 coordenadores territoriais (Kat Brissette – América 1, Leo Levin – Asia 1, Luke Brouwer – Oceania, Joseph Shemang – Africa 1).

O confrade Zisse Richard Nutsuglo, coordenador nacional de juventude do Gana, que é o país anfitrião deste programa nos fala um pouco da experiência: “Esses programas e principalmente os treinamentos aumentaram muito o zelo de mais jovens membros e líderes de equipe em Gana para organizar e participar de mais atividades da SSVP, incluindo doações de alimentos e visitas domiciliares e mais iniciativas. Tivemos encontros com jovens e formações dos EUA, Austrália, Índia e Nigéria, todo este movimento motivou muito nossos jovens e estamos ansiosos para outras atividades”

Leo Levin, que é um dos representantes do Comitê Internacional de Jovens, neste programa, também nos contou, como está sendo a experiência de participar com jovens de diversos países: “Os Programas de Intercâmbio Juvenil Vicentino são as necessidades básicas durante este período para aprender, buscar e apoiar. Este programa de intercâmbio visa desenvolver nosso relacionamento globalmente juntamente com jovens vicentinos sobre várias perspectivas, como atividades vicentinas, intercâmbio cultural de cada país. Isso motiva os jovens a seguir em frente em seus respectivos lugares para serem criativos e para seguir o caminho lendário que foi deixado para nós pelos sete fundadores. Vejo que quando nos reunimos tanto os jovens da Índia, como da Austrália, USA e muitos outros, ficam mais motivados para continuarem suas atividades em suas conferências e cuidar ainda mais dos Pobres. Vem sendo enriquecedor este programa”.
O Programa de Intercâmbio Juvenil Vicentino, pode ser estabelecido entre dois ou mais países interessados, o confrade Willian Alves, enfatiza a importância de comunicar o Comitê Internacional sobre estas conexões, para que os coordenadores territoriais possam contribuir e auxiliar no que for possível e necessário, e até mesmo viabilizar salas virtuais para conexão neste tempo de pandemia.
Com a normalização das viagens internacionais, uma das iniciativas do programa é facilitar a viagem e o contato presencial de alguns jovens em outros países para conhecer a realidade e agregar ainda mais conhecimento vicentino e cultural para os jovens membros da SSVP.