Data de publicação: 19/12/2022

Presidente-geral visita três países: Áustria, Eslováquia e Hungria

Conselho Geral Internacional

Presidente-geral visita três países: Áustria, Eslováquia e Hungria

O foco da visita foi conhecer iniciativas para refugiados, migrantes e sem-teto

Entre os dias 4 e 8 de dezembro, após participar da reunião da diretoria em Paris, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional, visitou três países europeus: Áustria, Eslováquia e Hungria. Ele esteve acompanhado do confrade Adrian Abel, presidente da Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD), com a finalidade de identificar novos projetos solidários, especialmente para os refugiados ucranianos.

Áustria

A primeira parada foi em Viena, capital da Áustria. O Presidente-geral foi recebido pela Vice-presidente Nacional, consócia Irmgard Groier, em representação ao confrade Christoph Wötzer (presidente nacional) que estava num compromisso familiar. Primeiramente, houve uma reunião de trabalho na qual o Conselho Geral recebeu informações e estatísticas sobre a SSVP da Áustria. 

Na sequência, o confrade Renato visitou um albergue vicentino (“Vinzidorf”) para 20 pessoas (homens), administrado por uma Conferência local, cujo presidente é o confrade Kurt Grossauer. Logo depois, foi feita uma visita à obra social “Vito”, cujo diretor é o confrade Christian Haferland, onde são servidas três refeições diárias para cerca de 50 pessoas sem-teto. Neste mesmo lugar, realizou-se uma reunião de trabalho com lideranças de Viena, seguida de um jantar (a comida servida, muito saborosa, era a mesma servida aos sem-abrigo). O presidente do Conselho Particular, confrade Dieter Monitzer, explicou, com riqueza de detalhes, a história da fundação da SSVP na Áustria e as atividades em marcha em Viena.

Apesar de ter sido uma visita rápida, o Presidente-geral ficou muito feliz com a acolhida e com as informações que recebeu. “Nosso papel é estar sempre próximo dos países. Quanto mais perto estivermos, mais sintonia teremos”, enfatizou Renato. A Áustria é um importante Conselho Nacional dentro da nossa Confederação, com 165 Conferências e mais de 50 obras especiais, entre albergues, lares de idosos e centros sociais, além de projetos sociais para sem-teto. A SSVP foi fundada lá em 1849.

Eslováquia

A segunda parada foi em Bratislava, capital da Eslováquia. Os confrades Renato e Adrian foram recebidos, na estão de trem, por integrantes do Conselho Nacional, entre eles a consócia Libusa Mihalikova, presidente nacional. A primeira atividade foi uma reunião na sede vicentina em Bratislava, chamada de “Casa da Esperança” (House of Hope), com as principais lideranças do país, vindas de diferentes cidades. Os presidentes das Conferência apresentaram relatórios, mostrando, com fotos, o trabalho realizado. Também a consócia Libusa discorreu sobre a realidade nacional. 

Prestigiaram esta reunião os padres Tomás e Nicolás (Congregação da Missão) e a irmã Mônica (Filha da Caridade). O padre Tomás, que é o Visitador para a Eslováquia, afirmou que as Cartas-circulares do Presidente-geral são importante material de formação, e que o sonho dele era que muitos jovens ingressassem na SSVP.

Com a palavra, o Presidente-geral enfatizou o espírito de fraternidade e de amizade é o foco central nas Conferências, e que os vicentinos devem zelar por sua vida espiritual para poder servir melhor aos mais necessitados. Após o evento, todos se dirigiram à Paróquia São Vicente de Paulo, mantida pelos padres lazaristas (Congregação da Missão), ocasião em que o confrade Renato foi convidado a dar um testemunho ao final da santa missa.

Depois da celebração, foi feita uma visita a um albergue para sem-abrigo, mantido pela Depaul International (ramo da Família Vicentina). A delegação da SSVP foi recebida pelo diretor Joseph Kákoš que nos explicou sobre a operação do local, com destaque para as refeições servidas e o número de camas (120) disponíveis para as pessoas sem-abrigo. 

No dia seguinte, a delegação vicentina partiu de carro para Surany, distante 105 km de Bratislava, onde visitou um centro social vicentino em Kopec, que oferece abrigo para 40 homens, a maioria deles desempregados e sem família. No local, foi celebrada uma santa missa pelo padre Nicolas e, depois, serviu-se um delicioso almoço, preparado pelos próprios albergados. O centro social é composto por dois prédios onde ficam os quartos dos nossos irmãos carentes, e há um projeto de expansão para um novo módulo.

A SSVP na Eslováquia foi fundada em 1867 e atualmente possui 22 Conferências. Existe muito boa relação com a Família Vicentina, por meio de um projeto comum intitulado “Luta contra a fome”. E, graças a Deus, acima de tudo, muito carinho e disposição para acolher os refugiados. Na fronteira com a Ucrânia, existe uma Conferência que coordena diversos projetos para os migrantes. 

Hungria

A etapa final da viagem ocorreu em Budapeste, capital da Hungria, onde a consócia Katalina Eva Nagy recebeu o Presidente-geral com muita alegria e entusiasmo. Houve uma reunião de trabalho na qual a presidente explicou com funciona a SSVP na Hungria, onde se localizam as Conferências e as obras sociais. Logo depois, foi feita uma visita de cortesia à irmã Cornelia, superiora das Filhas da Caridade, que nos ajudará na fundação de uma nova Conferência em Budapeste. Por fim, visitou-se um centro para refugiados ucranianos, mantido pelo governo húngaro, que conta com o apoio da Cáritas.

Terminada a agenda oficial, os confrades Renato e Adrian receberam, em solo húngaro, uma delegação de quatro consócias, representantes de algumas Conferências ativas na Ucrânia. Mais detalhes dessa reunião serão publicados numa matéria à parte.

Conclusão

“Fiquei muito contente com o que vi na Áustria, na Eslováquia e a Hungria. Temos alguns desafios a enfrentar, é evidente. Contudo, há imensas possibilidades de ampliação dos serviços de caridade oferecidos aos mais carenciados. Nós, do Conselho Geral, podemos contribuir com materiais de formação, estratégias de expansão, sugestões para rejuvenescer nossas Conferências, entre outras iniciativas. Um dos nossos focos é o fortalecimento dos Conselhos Nacionais, pois sabemos que a SSVP só será forte se tiver um Conselho Nacional organizado, preparado e bem administrado”, afirmou o Presidente Lima de Oliveira.

O Conselho Geral agradece aos três Conselhos Nacionais pela organização e logística da viagem, especialmente pelos gastos que tiveram com combustível, alimentação e serviços de tradução. Nos três países, o Presidente-geral presenteou os líderes nacionais com uma bandeira, o relatório quinquenal do Conselho Geral e alguns livros e materiais, com destaque para o “Manual da Conferência”. Os presidentes nacionais receberam, também, o bóton oficial da nossa Confederação.

Desde que tomou posse, em setembro de 2016, o Presidente-geral tem se esforçado, apesar das limitações profissionais e familiares que ele possui, para visitar o maior número possível de nações. Já foram visitados, desde então, 46 Conselhos Nacionais.