Presidente-geral publica síntese dos livros de Ozanam

Os textos estão disponíveis no site da Família Vicentina Internacional
Um dos sete fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo, o confrade Antônio-Frederico Ozanam, foi um homem extremamente culto. Professor de diversas disciplinas, falava inúmeras línguas e escreveu 11 livros, além de centenas de artigos, livretos, crônicas, opúsculos e folhetos.
A convite do confrade Javier Chento, coordenador internacional do site da Família Vicentina (www.famvin.org), o 16º Presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, confrade Renato Lima de Oliveira, está a escrever, todos os meses, sínteses dos livros de Ozanam. Já foram publicadas as seguintes sínteses: “As Origens do Socialismo” e “Uma peregrinação ao País de El Cid”.
“A santidade de Ozanam também se manifesta nos escritos dele. A lucidez do seu pensamento converte corações, não só em seu tempo, mas, sobretudo, atualmente. É por isso que temos Ozanam como nosso grande inspirador, mestre notável e exemplo para a Sociedade de São Vicente de Paulo e para a Família Vicentina”, destacou o Presidente Lima de Oliveira.
O objetivo dessa iniciativa é difundir, ainda mais, o pensamento de Ozanam, no seio da SSVP e da Família Vicentina, apresentando as ideias dele para toda a comunidade vicentina, num linguajar acessível e direto, contribuindo para a formação dos nossos confrades e consócias.
Ozanam fez parte de uma jovem geração católica intelectual, profundamente idealista e ativa, social e politicamente. Sua vida foi marcada pela fé e pela santidade, o que podemos constatar por meio de seus escritos históricos e literários, em que sempre defendeu o cristianismo, a família, a vida, a dignidade da pessoa humana por meio do trabalho, a democracia e o cuidado com os mais humildes.
O Confrade Renato Lima é autor de diversos livros em português, entre eles a série “Crônicas Vicentinas” (cinco edições), “Apasionados por la Justicia y Caridad” (em espanhol), “Relações Governamentais” e “Os Vicentinos e o Parlamento Brasileiro”. Até junho, será publicado o livro “Cartas-Circulares escritas entre 2016 e 2023”, a ser lançado na Assembleia Geral de Roma.
No próximo mês, estará disponível um resumo sobre o livro “Os poetas franciscanos da Itália do Século XIII”. Comente, partilhe e discuta esses textos na sua Conferência. Boa leitura!