Presidente-geral publica Carta-Circular Extraordinária dirigida aos presidentes de Conferências Vicentinas, sobre a pandemia do Covid-19


É tradição, desde 1841, que os Presidentes-gerais da Sociedade de São Vicente de Paulo publiquem Cartas-circulares, pelo menos uma vez ao ano, sobre assuntos relevantes para a nossa organização. Em 2020, nosso Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, já havia publicado a Carta-Circular em 31 de janeiro; porém, devido às circunstâncias atuais, provocadas pela crise do Coronavírus, o presidente considerou importante lançar uma segunda carta, de caráter extraordinário.
“Vivemos um momento atípico, que requer medidas excepcionais. Portanto, sensível aos sofrimentos dos próprios membros da SSVP, após orar e pedir a inspiração divina, pensei que seria conveniente publicar uma Carta-Circular Extraordinária, fortalecendo o papel do presidente das Conferências neste contexto”, declarou o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira.
No documento, o Presidente-geral aborda a questão da amizade entre os membros da Conferência, o papel fundamental do Presidente de cada Conferência, a situação pessoal de cada confrade e consócia durante a pandemia (desemprego, doenças, dificuldades econômicas, etc) e a necessidade de eventual ajuda mútua entre os membros para superar as adversidades. Ao final, o Presidente-geral convida a todos que participem de uma santa missa no dia 9 de setembro (Dia da Festa Litúrgica de Ozanam) e recebam a Santa Eucaristia em oferecimento a todos os vicentinos e assistidos falecidos pela pandemia.
“As Cartas-Circulares dos Presidentes-gerais são instrumentos de formação muito úteis para que todos os nossos membros estejam bem informados, atualizados e conectados com os assuntos mais relevantes da nossa instituição. Nesta Carta extraordinária, o confrade Renato foi realmente iluminado pelo Divino Espírito Santo ao redigir palavras tão doces e que vão tocar direto aos nossos corações, especialmente aos presidentes de Conferências, que têm uma grande responsabilidade no acompanhamento da vida diária dos demais membros”, considerou a consócia Marisa Téllez, Vice-presidente Internacional de Formação e Treinamento, no âmbito do Conselho Geral.
Pede-se gentilmente a todos os Conselhos Superiores ou Nacionais que, pelos canais de comunicação à disposição em cada país, esta Carta-Circular Extraordinária possa chegar a todos os presidentes de Conferências, e obviamente a toda a Sociedade de São Vicente de Paulo e aos membros da Família Vicentina de cada um dos 152 territórios em que estamos presentes.
O Conselho Geral aproveita a oportunidade para agradecer a todos os vicentinos que ocupam encargos de liderança dentro da estrutura da SSVP, em qualquer nível ou função, pelo zelo e dedicação com que estão cuidando da nossa Sociedade, dos nossos membros, das pessoas que visitamos, dos funcionários de nossas obras, dos queridos assessores espirituais e de todos que ajudam a SSVP a cumprir com o seu objetivo original: unir o mundo inteiro numa grande e solidária rede de caridade.
Clique aqui para ler a Carta-Circular Extraordinária 2020.