Data de publicação: 07/12/2022

Presidente-geral profere palestra para vicentinos do Algarve, Portugal

Conselho Geral Internacional

O evento reuniu cerca de 50 confrades e consócias

A caminho de Paris para participar de mais uma reunião ordinária da diretoria do Conselho Geral Internacional, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional, proferiu uma palestra para cerca de 50 confrades e consócias da região do Algarve, sul de Portugal.

O evento, realizado na cidade de Albufeira na tarde do dia 1º de dezembro, contou com as presenças das consócias Alda Couceiro (presidente nacional) e Fernanda Agapito (presidente do Conselho Central), além do padre Carlos Aquino, assessor espiritual local, e de representantes e lideranças da sete Conferências locais.

Durante a reunião, o confrade Renato fez um apanhado global sobre as ações e projetos em marcha no âmbito do Conselho Geral Internacional, destacando as principais realizações deste mandato em termos de juventude, comunicação, transparência, gestão, formação e relações institucionais. 

O Presidente discorreu, também, sobre a iminente canonização de António-Frederico Ozanam, e citou inúmeros exemplos pelo mundo afora sobre como as Conferências atuam para mais bem servir aos pobres. Após a palestra, os presentes fizeram perguntas ao Presidente-geral, num momento de rico diálogo e aprendizado mútuo. 

“Sou eu quem mais aprendo durante esses eventos, pois posso, assim, interagir com todos e, obviamente, aprender com todos. Vocês têm muito a partilhar e a ensinar-me. Aproveito para agradecer a acolhida tão carinhosa que tive aqui no Algarve”, enfatizou o Presidente Lima de Oliveira. 

Na sequência, todos os participantes posaram para a foto oficial e seguiu-se um delicioso lanche com quitutes locais, além de uma boa música folclórica portuguesa. Todos consideraram que o evento superou todas as expectativas e o congraçamento de todos foi o ponto alto. 

O Presidente-geral, com a graça de Deus, ainda pretende voltar a Portugal nos próximos meses, quando visitará os Açores e a Madeira, além de participar da peregrinação nacional a Fátima (abril) e do Encontro Internacional da Juventude da Família Vicentina, em Felgueiras (agosto).