Data de publicação: 28/06/2022

Presidente-geral ministra palestras em curso de formação da Família Vicentina

Família Vicentina

O evento foi promovido pelo Centro Internacional de Formação

No dia 13 de junho passado, em Paris, o 16º Presidente-geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), confrade Renato Lima de Oliveira, fez duas palestras dentro do curso de formação para a Família Vicentina, oferecido pelo Centro Internacional de Formação (CIF), pertencente à Congregação da Missão (CM) cujo diretor é o nosso querido padre Andrés Motto, assessor espiritual internacional da SSVP.

A primeira palestra abordou o tema “Beatos e santos da Sociedade de São Vicente de Paulo”, quando foram apresentadas as biografias de mais de 70 servos de Deus, veneráveis, bem-aventurados e santos que passaram pelas Conferências Vicentinas em suas vidas, como o papa João Paulo II, Gianna Beretta Molla, Dom Orione e muitos outros. A apresentação teve como base o livro “Santidade nas Conferências”, de autoria de Gesiel Júnior, do Brasil.

A segunda apresentação foi intitulada “Os Sete Fundadores”, na qual o Presidente-geral discorre sobre a vida, obra e legado de cada um dos sete santos fundadores da SSVP, trazendo riqueza de detalhes sobre eles. A apresentação teve como base os estudos acadêmicos elaborados pelo confrade Ralph Middlecamp, presidente da SSVP nos Estados Unidos e um dos grandes conhecedores do tema na atualidade.

Os cursos oferecidos pelo CIF duram, em geral, quatro semanas. É uma formação intensiva e profunda, na qual os participantes, além das aulas e debates, participam de peregrinações vicentinas, visitando lugares por onde passaram São Vicente de Paulo, Santa Luísa de Marillac, Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam e outros santos da Família Vicentina.

Em 2020, o Conselho Geral Internacional assinou um convênio de colaboração institucional com o CIF, conferindo descontos especiais para o pagamento da taxa de inscrição. O próximo curso do CIF destinado à Família Vicentina ocorrerá de 2 a 26 de julho de 2023 – Paris, e nós encorajamos todos os países da nossa Confederação a enviar pelo menos um representante da área de formação para aproveitar essa oportunidade única. Podem escrever diretamente ao padre Motto ([email protected]) para obter mais informações.

Clique aqui para ver as palestras, somente em espanhol (formato PDF):