Presidente Geral entrega ao Papa um dossiê sobre a canonização de Ozanam

No dia 14 de outubro passado, durante cerimônia na Praça de São Pedro (Vaticano), dentro das comemorações dos 400 anos do carisma vicentino, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, entregou ao papa Francisco um documento de 8 páginas sobre a canonização do principal fundador da SSVP, o bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam.
O dossiê entregue ao Sumo Pontífice contém os seguintes tópicos:
1) o caminho de santidade dentro da SSVP;
2) servos de Deus, veneráveis, beatos e santos vicentinos (confrades e consócias);
3) vida, obra e perfil de Antônio Frederico Ozanam;
4) detalhes do processo de canonização de Ozanam até a presente data; e
5) informações adicionais sobre os casos encaminhados pelo Conselho Geral para a análise do Vaticano (Brasil, Portugal, Escócia e Venezuela).
O Papa Francisco recebeu, ainda, um exemplar do livro “Ozanam, professor na Sorbonne: sua vida e sua obra”, escrito por Kathleen O’Meara e traduzido por Javier Chento, considerada a melhor biografia de Ozanam, pois a autora entrevistou pessoalmente a esposa dele, Amélia Soulacroix. A apresentação da referida obra foi escrita pelo confrade Renato. O papa também recebeu o livro “Apaixonados pela caridade e pela justiça: crônicas vicentinas selecionadas”, em espanhol, de autoria do Presidente Geral.
O Departamento de Canonização no âmbito do Conselho Geral Internacional (CGI) é composto pelo padre Giuseppe Guerra (da Congregação da Missão italiana), Amin André de Tarrazzi (12º Presidente Geral, responsável pela beatificação de Ozanam) e Sebastián Gramajo (assessor de assuntos jurídicos do CGI). Juntamente com o presidente geral, o Departamento está trabalhando ativamente para que a SSVP possa proclamar, em breve, a santidade de Ozanam. Rezemos em unidade!