Data de publicação: 15/09/2023

Posse do novo Presidente-geral: uma transição vicentina, transparente e democrática

Conselho Geral Internacional

A cerimônia ocorreu na data litúrgica de Ozanam, aos pés de São Vicente de Paulo

O Conselho Geral Internacional foi instituído em 21 de julho de 1839, portanto, há 184 anos. Neste período, vários Presidente-gerais estiveram conduzindo os destinos da Sociedade de São Vicente de Paulo. E no último dia 9 de setembro, chegou a vez do 17º Presidente-geral, confrade Juan Manuel Buergo Gómez, que tomou posse numa solenidade muito bonita, transmitida do vivo pela Ozanam TV.

A cerimônia ocorreu na Capela de São Vicente de Paulo, em Paris, onde está o corpo incorruptível do patrono da caridade. Conforme prevê a Regra, a posse acontece sempre no dia 9 de setembro, data litúrgica do Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam. Presidentes e representantes de vários Conselhos Superiores, incluindo os da Austrália, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e França, compareceram ao evento juntamente com outros convidados, religiosos e vicentinos de Paris.

A santa missa foi celebrada pelo padre Andrés Motto, CM, assessor espiritual internacional, e concelebrada por outros presbíteros: Dom Andréa Francia (Vice-núncio da França), padre Gilles Morin (Provincial dos Religiosos de São Vicente de Paulo na França), padre Jean Declaux (assessor espiritual da SSVP na França) e Francisco Holgado (diácono). Na homilia, o padre Motto enfatizou que “a caridade deve ser algo permanente e intrínseco na vida da Igreja, e particularmente na vida vicentina, pois a caridade e a justiça estão no coração do Evangelho”.

No seu discurso de despedida, emocionado, o confrade Renato Lima agradeceu a todos pelo apoio, em especial à família dele, ao staff, à diretoria e aos Conselhos Superiores. “Entreguei-me de corpo e alma a esse serviço tão nobre. Procurei fazer o meu melhor, apesar das minhas limitações e falhas”, afirmou. Ele aproveitou a oportunidade e fez uma linda homenagem à França, além de listar algumas das realizações deste mandato. Ao final, fitando o novo Presidente, o confrade Renato disse que será um “fiel apoiador, discreto e leal”, desejando que Deus abençoe e inspire o novo líder mundial da SSVP.

Com a palavra, o 17º Presidente-geral, confrade Juan Manuel Buergo Gómez, anunciou o lema da nova gestão: “Vejam como eles se amam” (frase mencionada por Ozanam numa carta escrita em 1853, em Pisa, Itália). Ele apresentou as linhas gerais da nova administração, focando na amizade e no clima de fraternidade, de oração e de união que devem reinar no seio das Conferências. “O ponto mais importante do nosso programa é o fortalecimento espiritual dos confrades e consócias”, observou. E finalizou: “Agradeço especialmente aos nossos cônjuges, que pacientemente suportam as nossas ausências e, às vezes, também sofrem mudanças nos planos familiares”.

Logo depois, todos posaram para a foto oficial, e o Presidente-geral anunciou alguns dos primeiros nomes de confrades e consócias que comporão da diretoria e a estrutura internacional. Seguiu-se uma confraternização com todos os presentes. Em seguida, muitos vicentinos, incluindo o próprio Presidente-geral recém-empossado, dirigiram-se à tumba de Ozanam, que se encontra na Igreja São José do Carmo, onde rezaram e meditaram sobre as virtudes do nosso principal fundador.

Clique aqui para ler o folheto que foi distribuído durante a solenidade, contendo as leituras da santa missa, a homilia, os discursos dos dois Presidentes-gerais, a lista com os nomes de alguns dos componentes da diretoria e o novo organograma do Conselho Geral. Pedimos as orações de todos pelo pleno êxito do novo mandato que ora se inicia.