Data de publicação: 10/09/2021

Petição “Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis”

Notícias do mundo

Vamos Ser Nós Mesmos a Mudança

No âmbito de sua missão, como representante da SSVP nas Nações Unidas em Genebra, nossa secretária-geral, consócia Marie-Françoise Salesiani-Payet, vem participando de inúmeros eventos e seminários para discutir sobre as questões globais atuais mais importantes. 

O grupo em que ela é membro, formado por outras ONGs católicas e cristãs, vem apelando ao Conselho de Direitos Humanos (CDH) para tomar medidas mais ousadas sobre uma crise que está impactando mais negativamente as populações mais pobres e vulneráveis em todo o planeta, e também para encontrar uma solução global.

No momento, nossa Secretária-geral gostaria de conscientizar os confrades e as consócias do mundo inteiro sobre a questão climática. Sobre esse assunto, há duas cúpulas da ONU que estão para acontecer até o final deste ano: em outubro, a Conferência da ONU sobre biodiversidade (COP-15), composta por líderes mundiais que ratificam o tratado, que se reúnem a cada dois anos para rever o progresso, definir prioridades e alinhar os planos de trabalho; e de 1º a 12 de novembro, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow (Reino Unido), que reunirá os países para acelerar as ações em direção à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Antes dessas duas Conferências da ONU, nossos irmãos do “Movimento Laudato Si” lançaram uma petição online para líderes mundiais na COP.

A petição, entre outras coisas, defende acordos mais vinculativos dos formuladores de políticas para enfrentar a crise da biodiversidade e reduzir as emissões de poluentes atmosféricos. Além disso, ressalta a necessidade de maior conscientização, apoiada pelo envolvimento ativo da nossa comunidade. Nenhum de nós é imune; no entanto, os efeitos mais graves desta crise interconectada são sofridos pelos mais pobres, como afirma a carta encíclica Laudato Si do Santo Padre Francisco sobre o cuidado com nossa casa comum. Nela, o pontífice pede que sejamos mais protetores e respeitosos com o meio ambiente, pois imbuímos nossa relação com o mundo com uma vida saudável.

Assim, a petição lançada pelo “Movimento Laudato Si” dá voz aos mais vulneráveis, aqueles que mais sofrem. Por isso, a SSVP solicita aos Conselhos Nacionais que assinem a referida petição e compartilhem com seus amigos, conhecidos, membros, Família Vicentina e familiares:: https://thecatholicpetition.org.

O Conselho Geral Internacional já assinou esta petição. O Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, apoia esta iniciativa e estimula que todos os confrades e consócias estudem o assunto e se envolvam nessa causa que também é vicentina.