Data de publicação: 18/04/2017

Peru, a ajuda de urgência em favor das vítimas das inundações

Notícias do mundo

O fenômeno meteorológico El niño – já responsável por milhares de vítimas no Peru durante os últimos 20 anos – atingiu novamente o país. Desde dezembro de 2016 chuvas torrenciais provocaram terríveis inundações e correntes de lama. As estimativas atuais são de 91 mortos, aproximadamente 130.000 desalojados, mais de 176.000 casas danificadas ou destruídas, sem contar os milhares de hectares de plantações destruídos bem como as infraestruturas sanitárias e rodoviárias seriamente danificadas.

Peru lluvia

Em Chiclayo, uma das maiores cidades do país (região de Lambayeque) a SSVP foi mobilizada desde as primeiras chuvas, identificando as necessidades mais urgentes e as pessoas vulneráveis. Quatro áreas prioritárias de intervenção foram assim definidas : A alimentação, a saúde, a educação, o abrigo. A avaliação no terreno e as visitas em domicílio permitiram focar os esforços em um bairro da cidade : El arenal de la pradera, e quatro famílias particularmente vulneráveis. Nas primeiras noites depois da catástrofe foram servidas refeições a 142 pessoas atingidas.

Graças a um financiamento de urgência enviado pela CIAD, a ajuda foi em seguida organizada em colaboração com a Família Vicentina de Lambayeque : a SSVP forneceu as refeições na “Sala de jantar”, iniciativa popular de solidariedade criada logo após à tragédia, o que permitiu de garantir café da manhã e almoço para 65 pessoas durante algumas semanas.

Em seguida às ações de urgência, era necessário também enfrentar os riscos de doenças e de epidemia: para alcançar este objetivo, kits de limpeza e de desinfecção foram rapidamente distribuídos aos atingidos. O auxílio de cuidados médicos foi levado aos membros de quatro famílias beneficiárias, que sofriam de fraturas ou traumas necessitando de tratamento no hospital. Uma parte do orçamento foi também consagrado à reconstrução de uma casa que caiu. Na área da educação, um jovem estudante vicentino se beneficiou de ajuda para a compra de um novo uniforma escolar a fim de poder retomar as aulas.

A ação da SSVP não se limita à ação de urgência, os membros vicentinos em Chiclayo montam neste momento projetos mais duráveis em favor das populações ajudadas :

  1. Ajuda à reinserção dos atingidos
  2. Projeto “sem abrigo” (no âmbito da FAMVIN)
  3. Construção de um centro médico com laboratório de análises.

Abaixo, um vídeo realizado pela FAMVIN  mostra um panorama da situação no terreno bem como a ação da SSVP (em espanhol)