Paolo Ruffini recebe o “Prêmio Ozanam de Jornalismo” 2023

O Conselho Geral Internacional está lançando, na Assembleia Geral de Roma deste ano, o “Prêmio Ozanam de Jornalismo”, com o objetivo de homenagear os profissionais da área de comunicação social que tenham se destacado na propagação de notícias relacionadas à caridade, aos valores evangélicos, às virtudes vicentinas, à ética e à justiça social.
O Prêmio é inspirado na história de vida profissional do Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam, que utilizou os meios de comunicação daquela época para defender a fé católica e apresentar as bases de uma sociedade mais democrática, mais justa e menos desigual.
Ozanam escrevia artigos para jornais e boletins desde a adolescência, em Lion, notabilizando-se quando chegou a Paris. Outros fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo também colaboraram com a imprensa católica, dentre eles Emmanuel-Joseph Bailly de Surcy (1º Presidente-geral), que era proprietário da “Tribuna Católica”, onde a Sociedade foi estabelecida.
Ozanam fundou, juntamente com Lacordaire e Maret, em 1848, o jornal “Era Nova”, periódico que ocupou importante destaque a história da imprensa católica francesa durante o século XIX, promovendo o diálogo entre a sociedade civil e a Igreja, a defesa da democracia e a necessidade de uma reforma laboral que promovesse os direitos trabalhistas.
Por meio dos seus opúsculos, artigos e livros, Ozanam ajudou a construir os fundamentos da Doutrina Social da Igreja, sendo considerado precursor dessa Doutrina e grande exemplo de jornalista e de escritor.
Atualmente, a mídia sofre de várias mazelas, entre elas a politização travestida de interesses econômicos que confundem as pessoas, levando-as para comportamentos e posturas contra os valores do Evangelho, mostrando-se indiferente para com os mais necessitados, os excluídos da sociedade.
O “Prêmio Ozanam de Jornalismo” tem, justamente, essa missão: reconhecer os bons jornalistas, a boa imprensa, as boas notícias, a boa comunicação social. Por isso, o Prêmio é lastreado em Ozanam, homem santo que dignificou os meios de comunicação do seu tempo.
Este ano, na primeira edição, o “Prêmio Ozanam de Jornalismo” será entregue ao jornalista italiano Doutor PAOLO RUFFINI, escolhido pelo Papa Francisco para desempenhar o encargo de prefeito do “Dicastério para a Comunicação” da Santa Sé (o primeiro leigo nesta função). Esse dicastério é responsável pelo Departamento “Vatican News”, que engloba a rádio, a internet, a televisão e o tradicional jornal L’Osservatore Romano. Ruffini tem vasta experiência profissional em diversos veículos de comunicação, especialmente mídia impressa, rádio e televisão.
As regras para a concessão deste Prêmio estão disponíveis no site do Conselho Geral. Os Conselhos Nacionais têm até o dia 30 de março de cada ano para indicar os candidatos. O Prêmio consiste numa escultura.
Clique aqui para ler o regulamento do Prêmio Ozanam de Jornalismo.