Data de publicação: 10/06/2023

Países lusófonos se reúnem em evento especial

Conselho Geral Internacional

Oito nações falam a língua portuguesa no mundo inteiro

No dia 18 de junho, quando todos os eventos relativos à Assembleia Geral de 2023 já tiverem terminado, os presidentes dos oito Conselhos Superiores que falam o idioma português estarão reunidos em Roma, para debaterem assuntos comuns.

O evento se chama 3ª Cimeira Lusófona dos Países Vicentinos, que dá continuidade aos dois eventos anteriores, realizados em Lisboa (2013) e no Rio de Janeiro (2017).

O tema da cimeira (cúpula) deste ano é “As mesmas raízes, a mesma língua, a mesma caridade”. O programa do evento prevê que cada presidente nacional faça uma apresentação institucional sobre o seu país, elencando as fortalezas, as fragilidades, as ameaças e as oportunidades em cada território.

Ao final dos trabalhos, será assinada a CARTA DE ROMA, contendo cinco compromissos aos quais os oito países se comprometem a cumprir em termos de juventude, formação, comunicação, solidariedade e governança.

Os países que falam português, além de Portugal, são os seguintes: Brasil, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné Bissau. Registre-se que o confrade Renato Lima, nosso Presidente-geral, é brasileiro, fala português e participará do evento.

Eventos linguísticos, como esta iniciativa dos países lusófonos, são amplamente apoiados pelo Conselho Geral, uma vez que não possuem custos de tradução simultânea e o aproveitamento é bem melhor, sem contar a interação e as possibilidades de parceria entre os países participantes.

O evento será transmitido pela Ozanam TV.