Data de publicação: 12/01/2024

O Presidente-geral visita Hong Kong

Conselho Geral Internacional

Em sua primeira visita oficial e a convite das Conferências de Hong Kong, por ocasião de seu 160º aniversário, o PGI participou dos eventos comemorativos preparados pelo Conselho Central.

Em 25 de setembro, o presidente abriu o seminário intitulado “Como o crescimento da espiritualidade vicentina ajuda a desenvolver obras de caridade?”. O bispo da diocese, Dom Stephen Chow, dirigiu-se aos presentes, entre os quais vários representantes da Igreja Católica, o monsenhor José Luis Díaz Mariblanca, da “missão de estudos” do Vaticano, o padre Yohanes Kusno C.M., ex-visitante provincial, e o reverendo Dominic Chan, assesor espiritual do Conselho Central, entre outros. As Conferências de Hong Kong, Taiwan, Macau, Malásia e Cingapura também foram representadas por seus respectivos presidentes nacionais.

Na manhã do dia 26, foi realizada uma reunião específica para tratar dos problemas e desafios das Conferências e grupos católicos daquela região asiática. Presidida pelo PGI e com a participação de consócias e confrades vicentinos, a reunião contou com o apoio e a presença de representantes da Igreja Católica, do VPTI Maurice Yeung e do presidente do Conselho Central de Hong Kong, Ellis Suen.

Na sessão da tarde, por proposta do VPTI Maurice Yeung, foi realizada uma reunião com representantes de diferentes territórios da Ásia 2: Noel Low, Vice-Presidente Nacional da SSVP Cingapura, Shathanasamy Kannan, Vice-Presidente Nacional da SSVP Malásia e Aloysius Liu, Presidente da SSVP Taiwan. Foi feita uma análise das atividades e dos objetivos de cada país, a fim de alinhá-los com as linhas gerais do programa da nova presidência.

Celebração da festa de São Vicente de Paulo com nossos vicentinos de Hong Kong

Em 27 de setembro, após a visita a duas obras sociais realizadas por nossas Conferências de Hong Kong, a Escola Infantil São Vicente de Paulo para crianças carentes e o Ozanam Comprehensive Services Centre, um centro de atendimento multifuncional com serviços médicos e sociais, foi celebrada uma solene Missa na Catedral da Imaculada Conceição em Hong Kong. A cerimônia emocionante, que contou com a presença de centenas de vicentinos, foi presidida pelo Cardeal Dom John Tong Hon e pelo bispo auxiliar da diocese, Dom Joseph Ha, acompanhado por outros 13 padres católicos.

Em seguida, foi realizada a Assembleia Anual dos vicentinos, presidida pelo Bispo Auxiliar. O Presidente-geral, em seu discurso, agradeceu a todos os participantes pela calorosa recepção e enfatizou a importância da união de todas as Conferências Asiáticas nessa reunião para que, juntas, possamos ser irmanadas e ser uma única Conferência de amigos que se move ao redor do mundo.