Data de publicação: 02/09/2019

O presidente geral responde, ao vivo, a perguntas de vicentinos de todo o mundo

Conselho Geral Internacional

Pela primeira vez foi realizado, através das redes sociais, um “Talk Show” ao vivo com o presidente geral internacional. Esta nova iniciativa, que dá a possibilidade aos confrades e ao público em geral de falar diretamente com o presidente geral, ocorreu no sábado, 10 de agosto, no escritório do Conselho Geral Internacional em Brasília, e graças à tecnologia da Ozanam Tv, que transmitiu ao vivo do seu perfil no Facebook.

A experiência foi mais que satisfatória, já que muitos foram os confrades e pessoas próximas à SSVP que puderam perguntar, rigorosamente ao vivo, a nosso presidente geral sobre todos os assuntos relacionados à Sociedade de São Vicente de Paulo e ao serviço realizado pelo Conselho Geral Internacional. Além disso, o presidente geral procurou responder às perguntas em diversos idiomas, com o objetivo de tornar este “talk show” mais participativo, que teve a coordenadora nacional da juventude no Brasil, consócia Denise Ramos, como interlocutora.

Os assuntos centrais, e que suscitaram maior interesse, versaram sobre a juventude, a formação, a comunicação, o plano estratégico internacional, a presença da SSVP no mundo e o processo de canonização de Federico Ozanam.

Além desses assuntos centrais, o presidente geral respondeu a outras perguntas tão interessantes quanto a espiritualidade e a “necessidade de se aprofundar no carisma”, a Família Vicentina; “estamos, eu diria, mais próximos que nunca de nossos irmãos da Família Vicentina, participando de todas as comissões internacionais da Famvin”, as Conferências de crianças e adolescentes; “o Brasil é um modelo desse trabalho e outros países estão começando a dar importância ao serviço dos mais jovens”, o posicionamento da SSVP frente às mudanças climáticas e “a importância de que cada país SSVP esteja consciente sobre este assunto e de seu impacto na pobreza”.

Todos os que disfrutaram deste “Talk Show” puderam apreciar a preocupação pessoal do presidente geral pela juventude, sobre a qual disse que era “fundamental” para a SSVP por sua capacidade de “criar ideias novas, de propiciar a mudança e novos modelos de atuação”. Além disso, Renato Lima se referiu aos fundadores da SSVP, “jovens todos eles”, e à necessidade de devolver esta juventude à instituição, destacando que uma das linhas estratégicas é precisamente a de chegar a ter, em todo o mundo, 30% de sócios menores de 35 anos, oferecendo uma fórmula para convidar os jovens à SSVP, “que vivam a experiência de uma visita domiciliar, a atividade que define a Sociedade de São Vicente de Paulo”.

Quanto à formação, Renato Lima declarou que “um bom confrade é um confrade formado e preparado”, comentando que “o Conselho Geral está apoiando esta ideia com novos assuntos de formação internacional” que, além disso, estão ao alcance de qualquer pessoa através do site oficial da SSVP Internacional: www.ssvpglobal.org

As perguntas dirigidas ao PGI sobre a comunicação o levaram a afirmar que é necessário seguir desenvolvendo este trabalho a partir do CGI. “Temos que potencializar a comunicação entre nós mesmos, entre os confrades” com o fim de estar por dentro do que acontece no mundo, tendo um sentimento de pertencimento à instituição que nos faça preocupar-nos pelo que esta realiza e comunica. É necessário visitar o site internacional e os perfis nas redes sociais do Conselho Geral Internacional, estar em dia com seus comunicados, informações e propostas. “A nível externo, devemos nos tornar mais conhecidos”, destinar mais recursos à comunicação para sensibilizar e animar outras pessoas a participar desta bênção divina de pertencer à Sociedade de São Vicente de Paulo. O presidente geral dirigiu uma pergunta a todos os que estavam participando deste “Talk Show”: “O que teria feito Ozanam com os meios que estão hoje em dia a nosso alcance? Como teria se posicionado nas redes sociais e na internet?”

Em relação às perguntas sobre o plano estratégico internacional, o PGI se referiu a este como um roteiro do Conselho Geral Internacional, sendo a única forma objetiva de medir o desenvolvimento da SSVP em 10 aspectos fundamentais para a instituição. “É necessário colocar metas a cumprir”, levar a SSVP a mais países, apoiar os Conselhos Nacionais com medidas concretas de ajuda, criar novos módulos de formação global, promover os irmanamentos entre Conferências e Conselhos, facilitar as alianças com outras entidades afins à Missão da SSVP …

No que se refere à inquietude dos interlocutores sobre a presença mundial da SSVP, Renato Lima comentou que estamos, hoje em dia, em 138 países e 149 territórios, já que há áreas de um mesmo país que, por questões culturais ou históricas, mantém uma divisão territorial. Mas neste particular é fundamental a ânsia de evangelizar, de chegar ao próximo nos territórios nos quais a SSVP ainda não tem voz. Com a ajuda de Deus, disse Renato Lima, “espero que ao longo de meu mandato possamos chegar a 15 ou 20 países mais”.

Quanto ao processo de canonização de Federico Ozanam, o presidente geral se mostrou muito otimista sobre a possibilidade de que Ozanam possa ser declarado Santo. “Há ao menos 5 casos que presumivelmente foram resolvidos pela intercessão de Ozanam, verdadeiros milagres que, se confirmados, acelerariam a causa da canonização de nosso principal fundador”.

Para terminar, houve uma pergunta um tanto pessoal para a qual o presidente geral esboçou um sorriso: Como o senhor faz para poder servir à Sociedade de São Vicente de Paulo, atender seu trabalho e estar com sua família? Renato Lima respondeu: “só Deus sabe e só graças a ele posso fazê-lo”.

Devido à grata experiência e à boa acolhida que teve este primeiro “Talk Show” com o presidente geral, será realizada uma segunda edição no próximo dia 27 de outubro às 6 p.m. UTC.