Data de publicação: 15/12/2020

O Homem das Bem-aventuranças

Notícias do mundo

De Turim a Shilin: damos as boas-vindas às relíquias do bem-aventurado Pedro Jorge Frassati em Taiwan. 

No Dia Mundial das Missões, 18 de outubro, a Paróquia de Cristo Rei na cidade de Shilin, Arquidiocese de Taipei (onde está a sede central da Sociedade de São Vicente de Paulo de Taiwan (*), estava lotada de paroquianos que esperaram por sete meses a cerimônia da chegada da relíquia do bem-aventurado Pedro Jorge Frassati (Pier Giorgio Frassati).

Antes da missa, foi apresentada aos paroquianos a vida do jovem vicentino italiano, Pedro Jorge, que nasceu em Turim, Itália. 

A liturgia começou com o cântico retirado do livro dos Salmos 118, 24 “Este é o dia que fez o Senhor ; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. ” A missa foi celebrada pelo Pe. Dandy Labitag CM, superior da Província da China, e pelo Pároco Pawel Wierzbicki CM. Padre Dandy apontou que “a fé não pode ser enclausurada dentro da igreja, mas deve ser compartilhada por todos na comunidade e fora da Igreja”. Na verdade, ele disse na homilia que “o joven Frassati nos deu um bom exemplo com seu apostolado de serviço social, ligando fé e serviço, servindo a Deus ao servir à comunidade”. 

A razão pela qual o Conselho Central da SSVP solicitou que a relíquia viesse para Taiwan é, em primeiro lugar, para apoiar os jovens em resposta ao apelo do confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral. Em segundo lugar, porque Frassati era um jovem vicentino italiano que morreu de uma doença enquanto servia aos pobres e é o patrono da juventude vicentina e também é o padroeiro do Conselho Central de Taiwan. Em terceiro lugar, porque o presidente do Conselho Central, confrade Aloysius, sempre pedia a intercessão deste beato quando encontrou dificuldades no desenvolvimento das atividades do Conselho, ou quando mulheres e jovens em dificuldade passavam por maus momentos.


Por todas essas razões, o confrade Aloysius pensou que se a relíquia de Frassati pudesse vir a Taiwan para acompanhar os enfermos, consócias, confrades, benfeitores, voluntários e principalmente os jovens, com certeza aumentaria a força de todos eles diante das dificuldades e tentações, com a graça de Deus. 

Devido à pandemia, as relíquias foram levadas para a França antes de chegar a Taiwan, destino que atingiu em 26 de setembro. A Paróquia de Cristo Rei em Shilin foi a primeira parada. Uma semana depois, as relíquias viajaram para 12 outras paróquias. Uma vez feito o percurso, que terá a duração de três meses, as relíquias serão consagradas na Paróquia de Cristo Rei, em Shilin, onde lá permanecerão.

Que os nossos queridos fundadores Félix Clavé (no ano temático dedicado a ele) e Antônio-Frederico Ozanam, assim como o Beato Pedro Jorge, estejam convosco! 

Confrade Aloysius Liu Ping-Kuan

Presidente do Conselho Central de Taiwan da Sociedade de São Vicente de Paulo 

(*) A SSVP em Taiwan é formada por 11 Conferências e cerca de 90 membros (consócias e confrades). Sua principal atividade é a visita domiciliar. Nossos membros fornecem ajuda de emergência, distribuem cestas básicas, bolsas escolares e ajudam com o pagamento de despesas da casa.