O Conselho Geral Internacional e as perspectivas promissoras para 2020

O ano de 2020 se inicia com grandes expectativas para o Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, que vem dinamizando inúmeros projetos e iniciativas para melhor servir aos Conselhos Nacionais.
Estaremos celebrando, com as graças de Deus, o “Ano Temático Internacional de Félix Clavé”, com a promoção de um concurso de redações e a visita ao túmulo do nosso querido fundador, em Pau, França.
Por iniciativa da SSVP norte-americana, será inaugurado um mosaico com a face de Ozanam no Santuário Nacional em Washington (EUA). Essa é outra ação que reforça ainda mais o processo de canonização de Ozanam, que neste ano teremos, com certeza, muitas novidades para toda a comunidade vicentina internacional. Sigamos em oração!
A Carta-Circular do Presidente Geral é outro destaque, a ser publicada em sete idiomas no dia 31 de janeiro. Pede-se que os países deem ampla divulgação à Carta em todas as Conferências, Conselhos e obras sociais mantidas pela SSVP. A fundação da Conferência São Pedro e São Paulo, no Vaticano, em janeiro, produto do trabalho eficiente do Conselho Nacional da Itália, é outro realce deste ano, um verdadeiro marco na história da SSVP, ampliando a presença da nossa Sociedade para 150 territórios.
O Presidente Geral pretende fazer, com a graça de Deus, inúmeras viagens missionárias, entre elas: Espanha, Brasil, Suíça, América Central (cinco países), Líbano e França. O Conselho Geral promoverá, em Nairóbi (Quênia), três importantes eventos: 2ª Assembleia “All Africa”, o encontro de países francófonos e a reunião plenária internacional do Conselho Geral. A nova sede internacional, que já está funcionando, será oficialmente inaugurada no dia 13 de setembro, com a bênção do cardeal de Paris.
O presidente Renato também participará de atividades envolvendo a Família Vicentina: em janeiro, haverá o encontro internacional das lideranças vicentinas, em Roma; em março, a Associação Internacional de Caridades (AIC) promoverá sua assembleia geral em Bogotá (Colômbia); e em maio haverá, em Quebec (Canadá), a assembleia internacional dos Religiosos de São Vicente de Paulo. A participação em todas essas atividades reforça o compromisso da SSVP com o fortalecimento institucional da Família Vicentina e, desta forma, amplia a cooperação estreita com todos os ramos desta linda Família.
Haverá ainda outros grandes eventos organizados pelo Conselho Geral: 3º Encontro da Vice-presidência Territorial da América 3 (América do Sul); Fórum Latino-americano de Coordenadores Nacionais de Juventude; “Panasco 9” (para os países da Ásia e Oceania); e reunião internacional dos 12 Delegados Territoriais de Juventude, entre outras reuniões técnicas de trabalho. Além do mais, todos os Vice-presidentes Territoriais e Coordenadores de Zona estarão atuantes em suas regiões, aproximando o Conselho Geral das bases.
Dentro do Projeto “SSVP Plus”, novos países poderão ingressar na nossa “rede de caridade” ao longo de 2020. Na área da ajuda fraterna internacional, o Conselho Geral buscará novos recursos econômicos para enviar aos países quando da ocorrência de desastres naturais e para patrocinar projetos sociais.
A juventude continuará tendo uma atenção especial de toda a diretoria do Conselho Geral em 2020. Vamos ampliar o apoio aos nossos jovens, para que estes possam realizar mais e melhores atividades vicentinas. Pretendemos promover mais encontros e fomentar o intercâmbio da juventude entre os países. Também queremos aperfeiçoar os módulos da Formação Universal e a comunicação do Conselho Geral. O site será reformulado, com o objetivo de ficar mais atrativo e informativo.
Também queremos anunciar que, em 14 de agosto, estaremos abrindo as comemorações dos 200 anos do nascimento de Amélia Ozanam (1820-1894), a devota esposa do nosso bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam. Boa parte das cartas e objetos pessoais que temos hoje disponível sobre Ozanam foi carinhosamente coletado e organizado por Amélia.
“Todos esses avanços só poderão ser alcançados com a graça de Deus, além do trabalho dedicado do staff de Paris, o espírito colaborativo da diretoria, o trabalho competente da Estrutura internacional e o comprometimento dos Conselhos Nacionais. O Conselho Geral só conseguirá atingir os objetivos estratégicos, definidos no início do mandato, com o apoio incondicional de todos esses diletos colaboradores, que nos ajudam na presidência geral”, afirmou o nosso confrade Renato Lima.
Por todas essas perspectivas promissoras, damos a devidas graças a Deus!