Data de publicação: 05/01/2023

O ano de 2023 está repleto de datas comemorativas

Conselho Geral Internacional

Estamos a encerrar 2022 e dando as boas-vindas a 2023, ano em que a nossa Sociedade de São Vicente de Paulo vai comemorar, com a graça de Deus, seus 190 anos de existência.

Porém, 2023 reserva fortes emoções a respeito de outras várias datas, que também receberão a nosso apoio e valorização. Vejamos algumas dessas datas importantes, a seguir.

No dia 31 de janeiro, será publicada mais um CARTA-CIRCULAR de nossa autoria, a última deste mandato. No dia 8 de fevereiro, será aberto oficialmente o ANO INTERNACIONAL DE JULES GOSSIN, com o lançamento de um concurso literário como nos anos anteriores, e no dia 17 de fevereiro, vamos festejar os SETE FUNDADORES da SSVP, na mesma data litúrgica dos sete fundadores da Ordem dos Servitas.

No dia 23 de abril, para enaltecer os 190 anos de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo, celebraremos uma santa missa, transmitida ao vivo de Fátima (Portugal), em quatro idiomas, para todo o planeta. Neste mesmo dia, comemoraremos os 210 anos de nascimento do Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam.

Entre os dias 13 e 17 de junho, em Roma, teremos a ASSEMBLEIA GERAL da Confederação Internacional, com a eleição do 17º Presidente-gera Internacional. No dia 4 de julho, será o grande momento da juventude, com o DIA INTERNACIONAL DO JOVEM DA SSVP.

Em 21 de julho, será a vez de recordar os 184 anos de fundação do Conselho Geral Internacional (1839). E no dia 14 de agosto, o DIA INTERNACIONAL DAS CONSÓCIAS, em homenagem a Amélia Ozanam, será amplamente comemorado em todos os lugares do planeta.

No dia 9 de setembro, em Paris, além da posse do novo Presidente-geral, faremos a visita ao túmulo do 2º Presidente-geral Internacional, Jules Gossin (1789-1855). E, fechando o ano com “chave de ouro”, em 19 de novembro, vamos refletir sobre o 7º Dia Mundial dos Pobres.

Como se percebe, o ano de 2023 está repleto de momentos gloriosos em que a SSVP estará em evidência internacional. Rogamos ao Bom Deus que possamos levar a cabo todas essas atividades e iniciativas.

A atual diretoria tem trabalhado com muita dedicação, com o apoio do staff de Paris, para fazer o nosso melhor em todos esses eventos e efemérides. Agradecemos ao apoio de todos, especialmente dos Conselhos Superiores que formam a nossa Confederação.

Confrade Renato Lima de Oliveira

16º Presidente-geral Internacional