Nova Zelândia, a SSVP vem em auxílio das Ilhas Tonga e Samoa após a passagem do ciclone Gita

Após a passagem do ciclone gita que provocou inundações e perdas materiais, notadamente em Christchurch (sul da Nova Zelândia), a SSVP neo-zelandesa vai ao socorro das ilhas vizinhas : Tonga e Samoa onde os danos foram maiores.
A Sociedade enviou 10.000 dólares às ilhas Tonga e 3.000 dólares à Samoa, provenientes de seu fundo de socorro em caso de catástrofe. As necessidades das ilhas Tonga são ligadas à saúde, à higiene e necessidades alimentares de base ; em Samoa, a principal atividade se concentra na reparação de casas familiares.
“Nós estivemos em contato com nossos presidentes nacionais de Tonga e do Samoa”, declarou o responsável pelos hermanamentos da Sociedade, Arthur Schultze. “Eles nos mantiveram informados das áreas onde a ajuda era mais necessária.”
Nas Ilhas Tonga, a saúde e a higiene são as áreas prioritárias da Sociedade. Os fundos são primeiramente dedicados à compra de artigos como desinfetante, papel higiênico, guardanapos, água, produtos alimentícios de base bem como mosqueteiras (em seguida a uma epidemia de dengue). Em Samoa, o esforço se concentrou na substituição de tetos das casas familiares e no fornecimento de materiais agrícolas, notadamente ferramentas e sementes.
“Anteriormente ao ciclone Gita, dois contâiners de roupas e outros artigos de base foram enviados às ilhas Tonga e um outro envio foi expedido na semana passada, compreendendo roupas, roupas de cama e conservas “, declarou Arthur Schultze.
A Sociedade neo-zelandesa lançou um pedido de doações através de seus Conselhos e Conferências para levar apoio continuo às Ilhas Tonga e Samoa. Os jovens “Vinnies” lançaram também uma coleta de “moedas de ouro” (equivalente à operação “pièces jaunes” na França NDLR) em muitas escolas católicas e doações de alimentos foram coletadas nas escolas de Auckland.
O Conselho nacional australiano da SSVP ofereceu 10.000 dólares australianos para participar no apoio das populações atingidas.