No Quebec (Canadá), a SSVP encoraja à perseverança escolar com “A Operação Cara Boa”

Diante das estatísticas que mostram que as crianças vivendo em contextos de baixa renda são mais expostas ao abandono escolar, os jovens do Conselho SSVP regional de Quebec (Canadá) decidiram em 1985 de lançar uma iniciativa que se chamava inicialmente o “Serviço de Ajuda aos Jovens Estudantes (SAJE)”. Objetivo: ajudar as famílias a enfrentar as despesas finaceiras escolares e permitir aos jovens de adquirir uma visão positiva da escola.
Em 1993, a SSVP da cidade do Quebec lançava um ponto de acolhimento motorizado, percorrendo as ruas e certos parques municipais a fim de oferecer ajuda, escuta, alimento e conselhos aos jovens de 12 a 25 anos. O projeto foi renomeado de “Operação Cara Boa” e se estendeu para toda a província, o que representa mais de 300 conferências, se tornando assim o principal projeto do Conselho Regional.
Hoje em dia, a SSVP no Quebec intervém junto às crianças do primário e do secundário cujos pais têm capacidades financeiras limitadas. Ela implementa ações que permitem aos jovens participantes de aumentar a sua confiança neles próprios e de olhar para o futuro com otimismo. Além de contribuir para cobrir as necessidades de base de crianças e adolescentes, a Operação Cara Boa age diretamente nos elementos chaves do sucesso escolar tais como auto-estima, pertencimento a um grupo e valorização da superação de si.
Lutar contra o abandono escolar tem também por efeito reduzir o número de jovens que caem nas problemáticas ligadas à delinquência, ao emprego precário, à itinerância e à dependência química.
O programa divide-se em três setores :
- Apoio para a volta às aulas : O objetivo é de responder às necessidades essenciais e materiais de uma criança. De julho a setembro, as famílias e as crianças se preparam para a volta às aulas. O desafio é grande, a SSVP ajuda os jovens a viver uma bela experiência desde o princípio do ano escolar lhes facilitando o acesso a um material escolar adaptado, a roupas em bom estado e apoiando as famílias no pagamento das faturas escolares.
- Encorajar a perseverança : O objetivo desta segunda fase é de responder à necessidade de pertencimento de uma criança ajudando-a a desenvolver os seus talentos em um processo de aprendizagem pessoal e social. Projetos socioculturais comunitários e artísticos são implementados com crianças em parceria com escolas, organizações locais, museus, etc. Eles permitem aos jovens de participar ativamente na realização coletiva, de favorecer a motivação, a auto-estima e de valorizar o potencial de cada um.
- Recompensar o esforço
O objetivo desta terceira fase é de responder à necessidade de estima de uma criança valorizando seus esforços e sua contribuição à comunidade. Bolsas são oferecidas aos alunos que demonstraram uma progressão ou uma manutenção em suas aprendizagens escolares, em sua integração social, em sua implicação e em sua autonomia. Estas são atribuídas pelo mérito mais do que pela performance acadêmica. Montantes de 250 $ a alunos do primário e de 500 $ a alunos do secundário são atribuídas durante uma festa de fim de ano. Este reconhecimento diante dos pais e professores os encoraja a continuar realizando os esforços necessários para o prosseguimento de seus estudos.
Nós acreditamos que o fato de dar uma chance igual a todos de descobrir o seu pleno potencial favorece a manutenção das crianças na escolarização e contribui de maneira concreta a romper o ciclo da pobreza. (SSVP Montréal)
Em 2016, 8.269 jovens quebequenses puderam se beneficiar do apoio da Operação Cara Boa e atingir o sucesso.
Descubra as outras iniciativas e projetos da SSVP-Quebec na internet :
Website : http://ssvp-quebec.org/
Página facebook : https://www.facebook.com/Le-Rêve-dOzanam-172721069448332/