Data de publicação: 14/05/2024

No dia 15 de maio, celebramos o “Dia Internacional das Famílias”

Conselho Geral Internacional

A visita domiciliar é uma das ações mais destacadas na SSVP junto às famílias necessitadas

Hoje dia 15 de maio, a humanidade está celebrando o DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994. Este ano, portanto, se comemora o 30º aniversário desta efeméride.

A ONU pretende estimular o debate dos problemas da atualidade, em especial a questão do clima, relacionando-os com a temática da família. Esta data homenageia a instituição familiar, que é o centro da sociedade e o núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos.

O tema da família tem tudo a ver com a Igreja e com a Sociedade de São Vicente de Paulo. Inúmeros papas já escreverem documentos retratando a situação das famílias, apontando os dramas vividos por elas e apresentando, em resposta, as virtudes da Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José.

Recordamos também as famílias dos nossos sete fundadores, em especial a Família Ozanam, cuja história de vida é, por si só, um exemplo valoroso de resiliência, espiritualidade, santidade e serviço. Antônio-Frederico, Amélia e Maria-Josefina são, para nós, vicentinos, outro exemplo de família notável.

Para nós da SSVP, as famílias são o cerne da atividade vicentina, pois a visita domiciliar é a mais importante ação realizada pelas Conferências, desde a fundação em 1833, no combate efetivo às pobrezas, dentre elas a moral, espiritual e material.

As famílias vêm passando por diversas transformações. Em pleno século XXI, as famílias são bombardeadas com narrativas, ideologias e contravalores, que atentam contra a dignidade humana, como o aborto e a eutanásia. Sabemos que enfraquecer a família é o início para a destruição da sociedade.

O Conselho Geral Internacional recomenda que, na semana do dia 15 de maio, todas as Conferências e Conselhos, em suas reuniões e eventos, escolham temas ligados à família como leitura espiritual.

Como sugestão, indicamos a Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”, disponível em nove idiomas, no qual o Papa São João Paulo II, com maestria e profundidade doutrinária, resgata a função da família cristã no mundo de hoje.

Familiaris Consortio:

www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_19811122_familiaris-consortio.html

Mais detalhes sobre o DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS:

https://www.un.org/en/observances/international-day-of-families