Manual Internacional de Orientação – Comitês de Jovens da SSVP

Pela primeira vez em sua história o Conselho Geral Internacional da SSVP, por meio da Vice-presidência internacional de Jovens, crianças e adolescentes promove o lançamento de um Manual Internacional com orientações e diretrizes para a formação e estruturação de Comitês de Jovens em toda a SSVP.
O Manual Internacional foi elaborado pelo atual Comitê Internacional de Jovens, liderado pelo confrade Willian Alves (vice-presidente internacional para jovens, crianças e adolescentes.
De acordo com Willian Alves, este Manual é uma detalhamento mais aprofundado do que já está previsto na Regra e nos Estatutos Internacionais sobre a importância da nomeação de uma pessoa Jovem como coordenador de Jovens e bem como a estruturação de um Comitê formado igualmente por pessoas jovens vicentinas. O Manual de acordo com Alves, é um importante material que vai apoiar principalmente os Conselhos Nacionais no desafio assumido em Roma, durante a Assembleia Geral (junho de 2023) de cada Conselho Nacional deve ter 1 Coordenador (ou coordenadora) Nacional de Jovens e organizado um Comitê Nacional de Jovens.
O lançamento oficial do documento ocorreu no dia 13 de junho de 2023 em Roma/Itália durante a Assembleia Geral da SSVP, no qual o confrade Willian Alves juntamente com o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira apresentaram aos presidentes nacionais e toda a estrutura internacional este documento.
Ocorreu também no dia 17 de junho uma formação específica para os Presidentes Nacionais sobre cada artigo presente no Manual. O treinamento foi aplicado pelo confrade Willian Alves no workshop desenvolvido sobre o tema da juventude. Na ocasião, o confrade Willian Alves reforçou a importância da ampla divulgação, estudo e treinamento deste documento pelos Conselhos da SSVP e principalmente entre os jovens.
O confrade Renato Lima de Oliveira, durante o lançamento do manual, parabenizou todos os delegados territoriais pelas contribuições e pelo trabalho colocado em prática juntamente com o confrade Willian Alves e reforçou que os presidentes nacionais são devem ser os primeiros a estudarem o documento e fazer ampla divulgação em todo o seu Conselho Nacional e ainda salientou que colocado 100% em prática as diretrizes e orientações que a tendência é de ainda maior crescimento dos jovens nos países.