Libéria: novo país a se juntar à SSVP

No mês de agosto passado, representantes do Conselho Geral Internacional, liderados pelo Vice-presidente para a África 1, confrade Patrick Ebhojie, fizeram visitas a várias paróquias e dioceses, reuniram-se com autoridades eclesiásticas, concederam entrevistas aos meios de comunicação e convidaram católicos para pertencerem à SSVP.
Em dezembro, foi realizado um grande encontro de formação do qual participaram 77 pessoas. Neste curso, houve palestras sobre as origens da SSVP, os fundadores, a Estrutura Internacional e o trabalho cotidiano das Conferências. Após o treinamento, foi possível a fundação de 12 Conferências vicentinas, sendo 11 na cidade de Monrovia (capital do país) e uma na cidade de Gbarnga (a 195 km da capital). Hoje, a Libéria já possui 156 membros da SSVP. Uma das razões para o sucesso da SSVP na Libéria é o forte apoio da Igreja Católica, cujos bispos e sacerdotes foram muito receptivos à causa vicentina.
A Libéria é um país africano com 4 milhões de habitantes, sendo que 85% da população se declara cristã. A Igreja Católica está organizada em três dioceses.
O confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral, agradece ao Divino Espírito Santo pelo êxito da fundação da SSVP na Libéria. “No passado, o Conselho Geral fez algumas tentativas de fundação da SSVP na Libéria, em 2006, 2010 e 2013; mas somente agora a semente caiu em terreno fértil, e conseguimos as vocações adequadas a que tanto aspirávamos”, destacou Renato Lima.
O Conselho Geral agradece aos Conselhos Nacionais da Nigéria, Serra Leoa e Zâmbia pelo apoio integral dado, especialmente ao compartilhar documentos de formação e recursos econômicos. O Presidente Geral, pessoalmente, expressa sua profunda gratidão os seguintes vicentinos pela dedicação neste trabalho missionário: Patrick Ebhojie, Nwokocha Veronica, Augustine Inoh, Rosamond Sannoh, Christopher Chanda, Abraham Focko e James Doe.
Com a entrada da Libéria, a SSVP atinge, agora, 153 países. O Projeto “SSVP Plus” pretende levar a SSVP às regiões do planeta em que a instituição ainda não está presente. O Conselho Geral aceita, com satisfação, doações financeiras para que novas missões de expansão da SSVP sejam possíveis. Na primeira fase do projeto, foram identificadas 20 nações em que, com a graça de Deus, será possível levar a nossa querida SSVP, para prestar mais serviços aos que sofrem material ou espiritualmente.