Data de publicação: 17/01/2020

Líbano, 160 anos de caridade

Conselho Geral Internacional

Nem a guerra, nem as crises políticas e económicas conseguiram parar a SSVP no Líbano.  Nossos confrades seguem, depois de 160 anos de história, dando resposta efetiva as pessoas mais pobres do seu entorno. Convidamos a você para conhecer o trabalho através da visita do Presidente Geral, Renato Lima, realizada na primeira semana do ano.

De 2 a 7 de janeiro, o Presidente Geral da SSVP esteve no Líbano, na capital Beirute e nos arredores.

A SSVP do Líbano foi fundada em 1860 e, neste momento, conta com 50 Conferências, 8 Conselhos Particulares e 13 obras especiais. Historicamente, a SSVP libanesa está muito unida em irmandade com a SSVP da França. 

O Presidente Geral pôde comprovar que o trabalho da família vicentina no Líbano é muito variado e de muito mérito, dada à crítica situação política e econômica que o país vem atravessando e que afeta enormemente as pessoas mais pobres do país. A SSVP libanesa, presidida pelo confrade Paul Kallassi, atende a idosos em asilos, apoia a educação das crianças mediante a direcionamentos de centros escolares, participa na manutenção de acampamentos de refugiados, (em que a maioria deles são provenientes do Iraque e da Síria), dirige projetos agrícolas e centros de saúde, etc. 

Como exemplo, possuem um projeto de sustentabilidade de produção de mel que é vendido em feiras ou a empresas relacionadas ao ramo da hotelaria, no qual, o dinheiro arrecadado se destina a muitas famílias necessitadas. Também montaram uma unidade médica móvel, com o nome de “Mobilab”, que realiza consultas e análises clinicas pelas ruas mais pobres de Beirut. Um dos “pacientes” da “Mobilab” foi o próprio Presidente Geral, que comprovou em primeira mão a eficiência do serviço realizado no local, vendo também vários atendimentos médicos realizados a pacientes da região.

Como é de costume, o Presidente Geral se reuniu com o Núncio Apostólico e com diferentes bispos da região, assim como, com os distintos representantes da Família Vicentina presentes no país. Também se reuniu com os jovens vicentinos do Líbano, a quem se referiu como “um grupo unido, motivado e verdadeiramente comprometido com a missão e os valores da SSVP”.

Na Cerimônia do Jubileu pelos 160° Aniversário, se recebeu a Benção Apostólica do Santo Padre e se apresentou o projeto “Reconstruindo vidas”, que tem a missão de reabilitar a Igreja de São Vicente de Paulo, em Beirute (destruída por um bombardeio na década de 90, durante a guerra civil que atravessou o país), e de construir um centro social adjacente. 

Finalmente, o Presidente Geral, Renato Lima, pode visitar o tumulo de Amin Abouhamad de Tarrazi, que Presidente Geral da SSVP, exemplo de vida e do compromisso vicentino. Ele também realizou uma visita Jean-Michel de Tarrazi, sobrinho do ex-presidente.