Data de publicação: 03/07/2024

Juventude Vicentina: Unidos em Sinodalidade e Fortalecidos na Fé

Juventude

Em 04 de julho de 1925, voltava para os braços do Pai, aos 24 anos de idade, o confrade Píer Giorgio Frassati, um grande jovem que escolheu gastar sua juventude em favor dos mais necessitados e dos mais desamparados. Frassati escolheu servir e não ser servido, buscou mudança e não se deixou abalar mesmo em meios às muitas provações de fé que vivia dentro da própria casa. Seu coração era puro e em tudo que fazia buscava ser imagem e semelhança de Cristo!

E como um grande presente desse ano, há pouco mais de dois meses a Igreja declarou que Frassati será santo!  Sua canonização está prevista para o ano de 2025 junto ao Jubileu e em breve teremos um santo vicentino dos jovens e das montanhas! Papa Francisco frequentemente o cita para encorajar os jovens a seguirem o seu famoso lema “É preciso viver, não apenas fingir que se vive”.

Mas e pra juventude vicentina ?? O que muda ?? Muda tudo!! Pois teremos em nosso meio um grande intercessor que não só conheceu a Sociedade São Vicente de Paulo, mas também fez parte do movimento e  deixou seu legado nas conferências em que participou! Agora, mais do que nunca, sabemos que a força e a Fé dos nossos jovens podem mudar estruturas e podem alcançar ainda mais almas para Cristo, pois teremos um confrade vicentino ao lado de Deus intercedendo por nós.

E fica aqui mais uma reflexão: ainda que não houvesse a organização da estrutura da SSVP em Comissão de Jovens na época, não temos dúvidas de que o confrade Frassati cumpriu o objetivo dele: buscar a santificação pessoal no serviço aos mais necessitados. Dizia que a vida deveria ser uma preparação contínua para a eternidade, pois não sabia o dia de sua morte. Assim, o Papa João Paulo II, ao beatificá-lo, apresenta-nos como um exemplo de santidade para a juventude ao buscar o extraordinário do ordinário.

Este ano, convidamos toda a juventude vicentina do mundo inteiro a celebrar e refletir o tema “Unidos em Sinodalidade e Fortalecidos na Fé”. A proposta é que caminhemos juntos com o tema da Igreja que tem nos reforçado constantemente sobre a importância da Sinodalidade em nosso meio, ou seja, que possamos viver como verdadeiros “irmãos em Cristo”.

Que neste semana em que celebramos o dia Intencional da Juventude Vicentina, possamos a exemplo de Frassati, sermos audaciosos na caridade e, seguindo seus passos, “buscarmos o alto”, até chegar ao céu!

Juliana Rosa Silva, Delegada Internacional da Juventude

Nesta data tão importante para a Juventude Vicentina, o presidente do Conselho Geral Internacional, Juan Manuel B. Gómez, encoraja os joves na missão de servir os que mais precisam.

Confira a carta destinada a juventude