Juventude vicentina em ação, presente em Felgueiras e em Lisboa!

Os jovens da SSVP participaram ativamente de ambos os eventos
Registramos, com grande alegria, o sucesso dos eventos juvenis sediados em Portugal recentemente. Estamos a falar do Encontro Internacional de Jovens da Família Vicentina (EIJV), realizado em Felgueiras (norte do país), e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), promovida na capital Lisboa. A juventude vicentina da Família Vicentina, com destaque para os jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo, teve participação ativa nas duas atividades.
Felgueiras

Entre os dias 29 de julho e 1º de agosto de 2023, Felgueiras reuniu 1.300 jovens vicentinos, oriundos de 60 nacionalidades, que levaram o carisma vicentino para aquela pitoresca cidade. O tema do EIJV foi escolhido com base numa frase de São Vicente de Paulo: “Não sou daqui nem dali, mas de onde Deus quiser que eu esteja”.
Este encontro, que decorreu na Escola Secundária de Felgueiras, teve como objetivos: a) permitir uma experiência da universalidade da Igreja e do carisma vicentino; b) despertar para a vocação missionária vicentina e o seu envio, e c) consciencializar para a atualidade do carisma vicentino. A agenda dos trabalhos constava de celebrações, reflexões, orações, catequeses, workshops, atividades recreativas e culturais, além de muita confraternização e troca de experiências.
Três das catequeses foram conduzidas por membros da Sociedade de São Vicente de Paulo: “Juventude: ativismo ou missão?” (confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral), “Juventude: protagonismo e desafios dos tempos presentes” (confrade Willian Alves, Vice-presidente Internacional de Jovens, Crianças e Adolescentes) e “Casa Ozanam” (confrades Manuel Carvas Guedes e Luiz Roque, da área do Conselho Central do Porto).
Além disso, outros jovens do Comitê Internacional também colaboraram nas catequeses, proferindo as palestras em outros idiomas: Boipelo Mathodlana (África do Sul), Katheleen Brissete (EUA), Josmary Centella (Venezuela), Juliana Abigaelle (Brasil) e Edgardo Fuentes (Honduras).
Foram vários os pontos de destaque do encontro de Felgueiras. Podemos destacar, dentre eles, a abertura oficial do evento, quando os jovens foram acolhidos pelos dirigentes internacionais da Família Vicentina e pelos representantes governamentais locais. Durante o encontro, duas eucaristias foram celebradas, uma delas pelo padre Tomaz Mavric, Superior-geral da Congregação da Missão, quando os jovens puderam vivenciar um forte momento de espiritualidade e de aprimoramento espiritual.
No último dia dos trabalhos, os jovens seguiram em peregrinação rezando o Rosário, ao participarem de uma linda procissão de velas, numa caminhada que começou na Câmara Municipal de Felgueiras e que terminou no Santuário de Santa Quitéria. Foram momentos de muita emoção e grande espiritualidade.
Lisboa
A tristeza na despedida da cidade de Felgueiras foi compensada pela alegria de chegar a Lisboa. No dia 1º de agosto, os jovens vicentinos se dirigiram para a capital portuguesa a fim de participarem da Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco. O tema do evento foi: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (São Lucas 1, 39). Estima-se que 1,5 milhão de jovens estiveram em Lisboa. A última jornada havia sido realizada na Cidade do Panamá, há quatro anos. A jornada é um momento em que os jovens de todas as nações se reúnem para celebrar a fé e renovar o seu compromisso de pertencimento à Igreja.
Vários foram os pontos altos da JMJ Lisboa 2023. Dentre eles, podemos citar a missa de abertura com o patriarca (Dom Manuel Clemente), e os eventos com a presença do papa: a Via Sacra, a vigília e a missa de encerramento. Os discursos do Sumo Pontífice foram destaque em todos os lugares por onde ele passou, em especial durante a visita à Paróquia São Vicente de Paulo e à Universidade Católica. O santo padre, deslocando-se pela cidade em seu “papamóvel”, foi saudado efusivamente por todos que estavam o aplaudindo nas ruas.
O cansaço e o forte calor em Lisboa não impediram os jovens de participarem ativamente de todas as atividades da Jornada Mundial da Juventude. O DJ padre Guilherme Peixoto, 49 anos, sacerdote diocesano, despertou os peregrinos no Campo da Graça com música techno, onde todos dormiam, no último dia do evento, 6 de agosto. A próxima Jornada será em 2027 em Seul, capital da Coreia do Sul. Antes, em 2025, o Vaticano anunciou que vai realizar o JUBILEU DA JUVENTUDE, como parte da programação do Ano Santo Ordinário, com o tema “Peregrinos da Esperança”.
“Foram dias incríveis em Felgueiras e em Lisboa. Sinto-me muito contente de poder encerrar o meu serviço como Vice-presidente Internacional da Juventude participando desses dois importantes eventos. Agora, de volta aos nossos países, temos o compromisso de repassar o conteúdo e as experiências que vivemos, para que outros jovens possam desfrutar dessa alegria imensa. O papa deixou claro: a Igreja está aberta a todos os filhos de Deus. A Igreja precisa dos jovens, assim como as famílias pobres que são assistidas pelas nossas Conferências”, externou o confrade Willian Alves.








Outros destaques
Registre-se, ainda, que a Família Vicentina de Portugal marcou presença na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no Jardim Vasco da Gama, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos. Por meio de um estande, os vicentinos entregaram folhetos, conversaram com os peregrinos e explicaram como os ramos da Família Vicentina atuam em Portugal. Centenas foram as pessoas que visitaram esse estande vicentino e quiseram conhecer mais sobre o santo da caridade. Agradecemos a colaboração de todos os vicentinos que estiveram presentes no local para darem o testemunho da missão vicentina.
Além de Felgueiras e Lisboa, os jovens da SSVP fizeram uma visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e puderam conhecer outras localidades portuguesas na região de Lisboa. O Conselho Geral Internacional agradece ao Conselho Superior de Portugal da SSVP, à Família Vicentina portuguesa, ao Comitê Organizador Felgueiras 2023 e ao Padre Pedro Guimarães (CM), Visitador da Província de Portugal, pela organização geral, recepção, logística, zelo e carinho que foram dispensados aos jovens durante os encontros.
Vale ainda enfatizar que o Conselho Geral Internacional, além de ter viabilizado a presença dos Delegados Territoriais de Juventude em Felgueiras e Lisboa, patrocinou a presença de outros 12 jovens, de 10 países, vencedores do concurso realizado no ano passado sobre o tema “Caridade e Educação de Qualidade”. Eles tiveram todas as despesas pagas e, assim, puderam ter o privilégio de terem participado de uma jornada com o Papa, momento único em suas vidas. Todos esses jovens (delegados e vencedores do concurso) ficaram hospedados no Externato São Vicente de Paulo, uma escola vicentina mantida pelas Filhas da Caridade.
Assista ao vídeo: https://fb.watch/mbUTG4IUzK/