Jornada de Formação reúne membros da Família Vicentina da Argentina

O evento contou com a presença do Presidente-geral
No último dia 19 de agosto, em Buenos Aires, realizou-se uma “Jornada de Formação”, aberta a todos os ramos da Família Vicentina presentes na Argentina. O evento foi sediado na Casa Provincial da Congregação da Missão e reuniu cerca de 50 pessoas, vindos de diversas cidades do país, a maioria membros da Sociedade de São Vicente de Paulo.
A Jornada constou de quatro palestras formativas. A primeira delas foi proferida pelo padre Andrés Motto, CM, assessor espiritual internacional da SSVP, que discorreu sobre a importância da formação para o bom andamento dos trabalhos vicentinos. Logo depois, o confrade Renato Lima (16º Presidente-geral) apresentou o tema “O que é a SSVP”, citando os pontos essenciais que caracterizam a nossa Sociedade.
Na sequência, o padre José Luís de Fina, CM, assessor espiritual da SSVP na Argentina, celebrou a santa missa, juntamente com o padre Andrés Motto. Na homilia, o celebrante destacou a relevância da vocação vicentina para o serviço aos mais necessitados. Após a eucaristia, seguiu-se um delicioso almoço com quitutes típicos da Argentina.
Na parte da tarde, as consócias Mariela González e Ana Lía Ferro, vindas de Tucumán, apresentaram o tema “Como lidar com os mais frágeis”. Elas conduziram a palestra de uma maneira bem descontraída e dinâmica, convidando a todos a refletirem sobre qual deveria ser a nossa postura frente à realidade social, política e econômica que aflige especialmente aos mais necessitados.
O encerramento da Jornada ficou a cargo do confrade Renato Lima, que palestrou sobre o tema “Os sete fundadores da SSVP”. Durante essa palestra, foram apresentados detalhes das vidas dos sete pais fundadores da nossa Sociedade, o que, para muitos dos presentes, foi uma novidade pois desconheciam sobre essas biografias.
A presidente do Conselho Superior, consócia Soraya Bigliani, agradeceu aos conferencistas pelos ricos conteúdos apresentados, em especial ao Presidente-geral. “Agradecemos a Deus pelos sete anos de mandato do confrade Renato. Nunca o Conselho Geral esteve tão próximo dos países. Para nós, foi uma bênção o seu serviço. Em nome da SSVP da Argentina, muito obrigada por tudo”, afirmou Soraya.
Agradecendo ao convite e pela presença de todos, o confrade Renato assim se manifestou: “Eu não poderia encerrar o meu mandato de melhor maneira. Esta é a minha última viagem como Presidente-geral, antes da posse do meu sucessor. E como curiosidade, minha primeira missão como Presidente foi visitar a Argentina. Portanto, Deus quis que o início e o fim fossem em solo argentino, o que muito me honra”, considerou o Presidente Lima de Oliveira.
Aproveitando a passagem por Buenos Aires, o confrade Renato visitou a Catedral Metropolitana e as paróquias Nossa Senhora do Pilar e Santo Inácio de Loyola, onde rezou pelos pobres e pela nova diretoria que inicia seus trabalhos no Conselho Geral a partir de 9 de setembro.
















